B3 adota novo indicador para liquidar contratos futuros de pecuária

Novo indicador conta com milhares de pecuaristas cadastrados, incluindo os maiores confinamentos do país

Divulgação/DATAGRO

A B3, Bolsa do Brasil, passa a contar, a partir desta terça-feira (8), com o Indicador do Boi DATAGRO como referência para liquidar contratos futuros. A adoção do novo Indicador já foi aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e será considerada para liquidar os contratos com vencimentos a partir de fevereiro de 2025. 

Com uma amostra que contempla mais de 60% do abate nacional, mesmo percentual na praça São Paulo, o indicador cruza informações fornecidas por milhares de pecuaristas, incluindo os maiores confinamentos do país, e indústrias frigoríficas. A partir de metodologia própria, análise e auditoria de especialistas da DATAGRO, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, fornece ao mercado uma referência de preço da arroba do boi gordo nas principais praças de comercialização do país. 

“É uma ferramenta transparente e independente, que consegue refletir, de maneira assertiva, a realidade do mercado”, analisa João Otávio Figueiredo, head de Pecuária da DATAGRO. 

O Indicador do Boi DATAGRO foi criado em 2019 e, atualmente, recebe mais de um milhão de cabeças de animais reportados na média mensal, a nível nacional, isto representa mais de 60% de bovinos no Brasil. No Estado de São Paulo, o patamar é o mesmo de representatividade, registrando uma amostra acima de 60% do abate no Estado. 

“O volume dos contratos de boi gordo quase triplicou entre 2018 e 2024 e, atualmente, 45% dos investidores são pessoas físicas. O mercado ainda tem potencial para crescer muito mais e a escolha do indicador é de extrema importância para fomentar a negociação dos ativos e gerenciar riscos”, explica Marielle Brugnari, head de produtos de commodities da B3. 

A DATAGRO é uma consultoria com atuação global e referência no setor. Os dados e análises produzidos sobre agropecuária e clima, orientam a tomada de decisão de clientes em mais de 50 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre mais de dez culturas e mercados.

Ao todo, a consultoria reúne oito unidades de negócios: Consultoria Estratégica, Alta Performance, Análise de Mercado, Financial, Governos, Gestão, Markets e Experience – área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), realizado com apoio da XP na cota Apresenta do evento.

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