B3 desenvolve iniciativas de inteligência artificial para aumentar a produtividade dos funcionários

A B3 trabalha introduzindo iniciativas em inteligência artificial generativa e copilots nos processos internos

A B3, bolsa de valores do Brasil, desenvolveu a plataforma B3 GPT, um conjunto de ferramentas que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar os colaboradores na gestão do tempo e na produtividade.

O conjunto de ferramentas, desenvolvido ao longo de 2023, já conta com mais de 20 mil interações mensais em chat corporativo, criação de códigos de programação e identificação de mensagens-chave em documentos. O objetivo é incentivar o uso da IA nas atividades diárias, para que o foco dos colaboradores seja direcionado para a inovação, a criatividade e a qualidade do seu trabalho. A solução foi construída usando os serviços de IA do Microsoft Azure, incluindo o Azure OpenAI Service e o Azure AI Search.

Além do chat baseado em IA generativa, a plataforma B3 GPT oferece outros recursos como:

No B3 GPT também é possível personalizar o idioma das respostas por meio do “Jeito B3”, recurso que molda o formato do texto e o estilo das respostas de acordo com o comando do usuário.

Essas iniciativas são organizadas pela equipe de inteligência artificial da empresa, que promove o uso dessas tecnologias em todas as atividades da bolsa de valores brasileira além de quem trabalha com tecnologia. O objetivo é levar inteligência artificial a todas as áreas da B3 e tornar a empresa referência no mercado, utilizando tecnologia de ponta com segurança e melhores práticas.

Para apoiar o aprendizado dos funcionários na interação com essas ferramentas, a equipe forneceu guias de uso, treinamento, práticas de usabilidade de dados e diretrizes de segurança da informação.

Com foco na capacitação de equipes de engenharia de software e visando aumento de produtividade e qualidade de código, a B3 realizou um boot camp sobre uso de IA generativa no desenvolvimento de software utilizando GitHub Copilot e a plataforma B3 GPT.

A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando a forma como trabalhamos. Ela nos permite ser mais ágeis, estratégicos e eficientes no desenvolvimento de novas soluções para o mercado, sempre com foco no cliente final”, explica Rodrigo Nardoni, vice-presidente da Tecnologia na B3.

A bolsa de valores brasileira também participou do Programa Microsoft 365 Copilot Early Access. Através do preview eles foram alguns dos primeiros clientes a testar o Copilot para Microsoft 365, que funciona como um assistente de IA no trabalho e traz o poder da IA de próxima geração às ferramentas de produtividade no local de trabalho da Microsoft. A ferramenta já está sendo utilizada em diversas áreas da empresa, como jurídica, por exemplo.

Ao utilizar a IA como copiloto de trabalho, as empresas podem fornecer às suas equipes uma ferramenta que apoia a execução de tarefas, reduzindo o tempo gasto em algumas atividades operacionais e ao mesmo tempo as pessoas têm mais tempo para se dedicar à criatividade e ao pensamento estratégico. A B3 está incorporando esse conceito em todas as esferas da empresa e estamos trabalhando juntos para disseminar o uso da tecnologia”, afirma Rodrigo Paiva, Vice-Presidente de Operações da Microsoft Brasil.

Sair da versão mobile