No contexto do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Ball Corporation, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, reforça seu compromisso com a economia circular. Entre 2020 e 2024, a empresa aumentou de 61% para 74% o índice médio global de conteúdo reciclado em suas latas de bebidas. O salto de 13 pontos percentuais é resultado de um processo consistente de inovação e investimento em circularidade. O número atual posiciona a companhia cada vez mais perto da meta de atingir 85% até 2030.
A conquista reforça a circularidade como um dos principais pilares da estratégia climática da companhia, responsável por 50% das oportunidades de descarbonização previstas até o fim da década. Além da possibilidade de ser reciclado diversas vezes sem perda de qualidade, o alumínio é hoje o material de embalagem mais reciclado no mundo, com uma taxa global média de 71% – índice que no Brasil supera os 95% há mais de 15 anos.
“Nosso objetivo é contribuir para um mundo mais sustentável. Para isso, estamos investindo em inovações que aumentam o conteúdo reciclado e otimizam o uso do alumínio nas embalagens, reduzindo emissões e impactos ambientais”, afirma Tamires Silvestre, diretora de Sustentabilidade da Ball América do Sul.
As embalagens desempenham um papel significativo na pegada de carbono dos produtos, influenciando as emissões ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção até o descarte. Por isso, a empresa também aposta em iniciativas de educação e mobilização em torno da reciclagem, como o movimento VADELATA/QUIEROLATA, que promove o consumo consciente da latinha nas redes sociais, com conteúdo em português e espanhol, respectivamente. “A reciclagem do alumínio economiza até 95% da energia comparada à produção primária e contribui para o fortalecimento de toda a cadeia circular, que gera impacto ambiental e social positivo”, reforça Tamires.
Na América do Sul, a Ball foi pioneira ao obter a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative) em todas as suas unidades, assegurando padrões ESG e rastreabilidade em toda a cadeia do alumínio.
Em 2023, a empresa lançou a primeira lata do mundo com o selo ASI visível ao consumidor, em parceria com a Cervejaria Masterpiece. Desde então, outras marcas também aderiram à iniciativa, como o energético PUSH, da Poty Bebidas, e a cervejaria LOA, no Chile, que passaram a estampar o selo em suas embalagens como forma de evidenciar o compromisso com práticas sustentáveis.
Além disso, o Brasil atingiu em 2024 a meta de operar com 100% de energia elétrica renovável seis anos antes do previsto globalmente, juntando-se às operações do Chile e do Paraguai, que já operavam dessa forma. A mudança na matriz energética é outro fator importante para reduzir a pegada de carbono da embalagem e ampliar a circularidade do alumínio.