• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 13 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Meio Ambiente

Ball amplia média global do índice de conteúdo reciclado de 61% para 74%

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
13/05/2025
em Meio Ambiente
A A

LEIA TAMBÉM

Erco Energia se une à Endeavor para impulsionar energia limpa

Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

No contexto do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Ball Corporation, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, reforça seu compromisso com a economia circular. Entre 2020 e 2024, a empresa aumentou de 61% para 74% o índice médio global de conteúdo reciclado em suas latas de bebidas. O salto de 13 pontos percentuais é resultado de um processo consistente de inovação e investimento em circularidade. O número atual posiciona a companhia cada vez mais perto da meta de atingir 85% até 2030. 

A conquista reforça a circularidade como um dos principais pilares da estratégia climática da companhia, responsável por 50% das oportunidades de descarbonização previstas até o fim da década. Além da possibilidade de ser reciclado diversas vezes sem perda de qualidade, o alumínio é hoje o material de embalagem mais reciclado no mundo, com uma taxa global média de 71% – índice que no Brasil supera os 95% há mais de 15 anos. 

“Nosso objetivo é contribuir para um mundo mais sustentável. Para isso, estamos investindo em inovações que aumentam o conteúdo reciclado e otimizam o uso do alumínio nas embalagens, reduzindo emissões e impactos ambientais”, afirma Tamires Silvestre, diretora de Sustentabilidade da Ball América do Sul. 

As embalagens desempenham um papel significativo na pegada de carbono dos produtos, influenciando as emissões ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção até o descarte. Por isso, a empresa também aposta em iniciativas de educação e mobilização em torno da reciclagem, como o movimento VADELATA/QUIEROLATA, que promove o consumo consciente da latinha nas redes sociais, com conteúdo em português e espanhol, respectivamente. “A reciclagem do alumínio economiza até 95% da energia comparada à produção primária e contribui para o fortalecimento de toda a cadeia circular, que gera impacto ambiental e social positivo”, reforça Tamires. 

Na América do Sul, a Ball foi pioneira ao obter a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative) em todas as suas unidades, assegurando padrões ESG e rastreabilidade em toda a cadeia do alumínio.

Em 2023, a empresa lançou a primeira lata do mundo com o selo ASI visível ao consumidor, em parceria com a Cervejaria Masterpiece. Desde então, outras marcas também aderiram à iniciativa, como o energético PUSH, da Poty Bebidas, e a cervejaria LOA, no Chile, que passaram a estampar o selo em suas embalagens como forma de evidenciar o compromisso com práticas sustentáveis. 

Além disso, o Brasil atingiu em 2024 a meta de operar com 100% de energia elétrica renovável seis anos antes do previsto globalmente, juntando-se às operações do Chile e do Paraguai, que já operavam dessa forma. A mudança na matriz energética é outro fator importante para reduzir a pegada de carbono da embalagem e ampliar a circularidade do alumínio. 

Tags: EmpresasESGMeio AmbienteSustentabilidade
Anterior

Arrow Mobility entrega vans 100% elétricas para BR Supply

Próximo

Natura reduz prejuízo líquido no primeiro trimestre

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Erco Energia se une à Endeavor para impulsionar energia limpa
Meio Ambiente

Erco Energia se une à Endeavor para impulsionar energia limpa

por Redação

A Erco, empresa líder em soluções de energia digital, foi selecionada para integrar a rede de empreendedores da Endeavor. Com mais...

Leia maisDetails
Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

Agropalma reafirma compromisso com práticas de desmatamento zero

Agropalma reafirma compromisso com práticas de desmatamento zero

Plataforma conecta consumidores a negócios da floresta 

Plataforma conecta consumidores a negócios da floresta 

Empresa brasileira transforma resíduos em impacto social

Empresa brasileira transforma resíduos em impacto social

BNDES levanta R$ 250 milhões para financiar produtores rurais

BNDES ultrapassa R$ 650 milhões em recursos para restauração de florestas

Próximo
Natura avalia separação da Avon após permissão do conselho

Natura reduz prejuízo líquido no primeiro trimestre

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Erco Energia se une à Endeavor para impulsionar energia limpa

Erco Energia se une à Endeavor para impulsionar energia limpa

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.