Banco Central alerta sobre ambiente externo desafiador para o Brasil

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (29), em seu Relatório de Estabilidade Financeira (REF), uma análise cautelosa sobre o ambiente econômico global. Segundo a instituição, a conjuntura e a política econômica dos Estados Unidos representam desafios significativos, especialmente devido à incerteza em torno da política comercial americana e seus potenciais impactos.

O documento ressalta que “esse contexto tem gerado ainda mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração e da desinflação e, consequentemente, sobre o crescimento nos demais países”.

No cenário internacional, o REF enfatiza que os bancos centrais das principais economias mantêm o foco em trazer a inflação para suas metas, mesmo diante de pressões nos mercados de trabalho. Diante desse quadro, o BC considera que “esse cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”.

Em relação ao Brasil, a autoridade monetária observou que, apesar de surgirem sinais de uma leve desaceleração no crescimento, a atividade econômica e o mercado de trabalho continuaram apresentando dinamismo. “A despeito do início do atual ciclo de alta da taxa Selic em setembro de 2024, a atividade econômica manteve-se resiliente”, concluiu o BC.

O relatório também apontou que dados recentes do mercado de trabalho sugerem uma moderação incipiente, com uma pequena redução na margem da população ocupada, mas em um contexto de baixo desemprego e melhora na renda.

Sair da versão mobile