O Banco Central revelou nesta quinta-feira (7) que o Pix automático estará disponível a partir de 28 de outubro de 2024. A nova funcionalidade servirá para clientes que já esperam pagar contas ou outras despesas, semelhante ao débito automático.
Contas de água e luz, ensino particular, parcelamento e outros pagamentos mensais poderão ser vinculados ao Pix automático. Mesmo parecido com o débito automático, o Banco Central afirma que essa nova modalidade terá maior alcance do público.
Pessoas físicas não irão pagar qualquer tarifa para utilizar a funcionalidade. Já as empresas terão de fazer um acordo com um banco que irá ofertar a modalidade, sem precisar de contrato com cada instituição financeira – prática que é feita para o pagamento em débito automático.
“Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, explica Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.