O Banco do Brasil (BBAS3) comunicou nesta sexta-feira (21) a indicação de cinco novos executivos para o comando de importantes empresas de seu conglomerado. As mudanças de liderança abrangem a BB Asset, a BB Seguridade, a Brasilseg (subsidiária da BB Seguridade), a BB Américas e a BBTS.
Na BB Seguridade, Delano Valentim Andrade, que desde 2023 presidia o BB Américas, assumirá o cargo de diretor-presidente. Para o comando do BB Américas, o escolhido foi Mario Matsumoto Fujii, que atuava como gerente geral do BB em Nova York e Miami desde 2022, sendo responsável pelas operações na América do Norte.
Marcelo Augusto Dutra Labuto, após um período atuando no mercado, retorna ao Banco do Brasil para assumir a presidência da Brasilseg. A BB Asset terá como novo diretor-presidente Gustavo Pacheco Lustosa, que liderava a BBTS desde 2023. A BBTS, por sua vez, será comandada por Paulo André Rocha Alves, que desde 2021 ocupava a função de gerente geral na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil.
Em comunicado, o Banco do Brasil informou que “o processo de elegibilidade se encontra em trâmite nas instâncias competentes de governança para posterior eleição e nomeação em cada empresa ligada ao BB”.
O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras mais tradicionais e influentes da América Latina, simbolizando a força do sistema bancário brasileiro e a presença do Estado na economia nacional.
Sua grandiosidade se reflete em vários aspectos. Em primeiro lugar, o Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras da América Latina em termos de ativos totais, carteira de crédito, patrimônio líquido e rede de atendimento. Com presença em todos os estados brasileiros, sua capilaridade permite acesso bancário até mesmo em regiões remotas, exercendo uma função estratégica de inclusão financeira e desenvolvimento regional.