Já é possível verificar se um cliente se tornará apostador no curto prazo, uma das principais preocupações atualmente, diante dos impactos na saúde financeira das famílias. A solução acaba de ser lançada pela Datarisk, empresa de tecnologia especializada em soluções de inteligência artificial.
Batizado de Score de Probabilidade de Aposta do Brasil, o indicador identifica clientes com maior propensão a apostar, permitindo uma análise mais precisa do risco de inadimplência em situações como concessão de crédito ou vendas parceladas.
“Nosso objetivo é permitir que as empresas possam tomar decisões mais assertivas e mitigar potenciais dificuldades de pagamento”, explica o Chief Data Scientist da Datarisk, Carlos Relvas. O Score utiliza dados cadastrais tanto da pessoa quanto de seus parentes, além do histórico recente de apostas (frequência e número de casas de apostas diferentes), para determinar qual a probabilidade da pessoa vir a fazer apostas nos próximos 3 meses.
“Durante os testes realizados com o produto, identificamos uma alta incidência de pessoas que começaram a apostar após um parente próximo ter feito uma operação semelhante”. Em meio ao processo de desenvolvimento da solução, diversas estatísticas interessantes foram reveladas. Por exemplo, o histórico familiar do indivíduo mostrou ser um fator significativo: quando uma pessoa convive com um parente apostador aumenta a probabilidade de também se tornar um em aproximadamente 77%. Esse aumento é ainda mais expressivo nos casos em que os pais são apostadores, chegando a cerca de 216%.
A ferramenta também cruza dados como renda presumida dos clientes, gênero e idade. Para se ter uma ideia, as apostas são mais comuns entre os homens (70,8%). Outro insight interessante trazido pela ferramenta é a idade média: 34 anos. Quase metade dos apostadores (47,8%) tem entre 25 e 40 anos. O score revelou ainda que 63,9% das pessoas apostadoras estão em regime CLT e a média salarial é de 4,7 salários-mínimos.
Todos esses indicadores junto a outros fatores compõem o score. “Ao final, atribuímos uma pontuação que varia de zero a mil, onde mil indica a maior propensão a se tornar apostador, e zero, a menor”, complementa Relvas. O Score de Probabilidade de Aposta da Datarisk pode ser integrado de forma rápida e eficiente às plataformas das empresas contratantes por meio de API, garantindo agilidade na implementação.