Apesar de parecerem práticas totalmente diferentes, agricultura e apicultura podem ter uma conexão que beneficia ambas as atividades, e a BASF Soluções para Agricultura é uma grande incentivadora desta ideia. Para promover essa conexão, a empresa desenvolve projetos que aliam a conservação de polinizadores com o aumento da produtividade agrícola. Nesta safra 2025/26, por exemplo, o projeto Coexistência entre Agricultura e Apicultura, vem sendo realizado em áreas de produção de soja no Rio Grande do Sul.
A primeira fase da iniciativa ocorre entre novembro de 2025 e abril de 2026, na cidade de São Gabriel, no Rio grande do Sul. A primeira etapa contará com a participação de 24 apicultores e 6 sojicultores parceiros, que receberão treinamentos e suporte técnico para garantir o sucesso da integração das atividades. O pesquisador da Embrapa Soja, Décio Gazzoni, vai acompanhar a iniciativa e dar apoio especializado aos produtores.
O programa busca promover maior integração entre as atividades. De um lado, os sojicultores abrem espaço em suas lavouras para as caixas com enxames de abelhas. Do outro, os apicultores produzem um mel de alta qualidade, vindo da florada da soja. E todos saem ganhando com a possibilidade de aumento da produtividade. Estudos já comprovaram que a produtividade da soja pode ser, em média, 13% maior na presença de abelhas no entorno da lavoura. E a produtividade dos apiários pode até triplicar durante a floração da soja.
Essa realidade é confirmada na prática pelo apicultor Aldo Machado, que alcançou resultados expressivos ao posicionar seus apiários próximos às áreas de soja. “Tivemos apiários que produziram mais de 50 kg só na florada da soja, o que representa o dobro da média nacional. E é um mel claro, aromático e de excelente qualidade”. Para ele, o sucesso da integração entre agricultura e apicultura depende de diálogo e manejo correto.
“Acreditamos que a colaboração é a chave para superar os desafios da produção de alimentos. Este novo projeto reforça esse compromisso ao unir a cadeia produtiva, conectando agricultores e apicultores para construir um legado de sustentabilidade. Conservar as abelhas é fundamental para o equilíbrio na natureza e para uma agricultura mais produtiva, garantindo a segurança alimentar de forma cada vez mais responsável”, afirma José Eduardo Moraes, diretor de Assuntos Regulatórios e Stewardship da BASF Soluções para Agricultura na América Latina.
O projeto realizado com produtores gaúchos faz parte da iniciativa Starting Ventures, programa global da BASF que apoia modelos de negócio inovadores e com impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.
O compromisso com a sustentabilidade se estende ainda mais com uma contrapartida ambiental: para cada quilo de mel de florada de soja produzido pelos parceiros, mudas de árvores nativas serão plantadas. Essa ação reforça a pastagem apícola, ou seja, a oferta de alimento para as abelhas, e ainda contribui para a estratégia de reflorestamento da região.
“Esta iniciativa mostra na prática como é possível aliar produtividade agrícola e conservação ambiental. Ao incentivarmos as boas práticas no campo e o diálogo entre os produtores, não apenas fortalecemos a economia local com a produção de mel, mas também geramos um impacto positivo direto na biodiversidade. É um modelo de negócio que gera valor para os agricultores, para a comunidade e para o meio ambiente”, complementa Maurício do Carmo Fernandes, gerente de Stewardship e Sustentabilidade da BASF Soluções para Agricultura.
E essa preocupação com a coexistência harmônica entre as abelhas e a agricultura não é de hoje. Em parceria com a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi produzida cartilha Boas Práticas para Integração entre Apicultura e Sojicultura. Esse guia é o resultado de um extenso projeto conduzido ao longo de três safras para validar em campo as melhores práticas para que a produção de soja e de mel pudessem caminhar lado a lado.
Iniciativas como a cartilha e o projeto Coexistência entre Agricultura e Apicultura, reforçam a visão da BASF Soluções para Agricultura de que é possível aliar alta produtividade no campo com a proteção da biodiversidade. São ações que conectam inovação, clientes e a sociedade, construindo um legado de sustentabilidade e gerando valor para toda a cadeia do agronegócio. A cartilha está disponível para download gratuito na página do Senar.









