O Banco Central Europeu (BCE) anunciou planos para estabelecer metas de redução de emissões para as empresas em sua carteira de títulos, alertando que poderá adotar “medidas corretivas” caso essas metas não sejam cumpridas. Esta informação foi divulgada pelo BCE na terça-feira (25).
Atualmente, o BCE possui aproximadamente 350 bilhões de euros em títulos corporativos, comprados durante um período de baixa inflação. O banco tem pressionado as empresas incluídas nessa vasta carteira a adotar práticas mais sustentáveis.
O BCE já direcionou os reinvestimentos de seu Programa de Compra de Ativos (APP) e do Programa de Compra de Emergência da Pandemia (PEPP) para emissores mais sustentáveis, mas o último desses reinvestimentos está previsto para terminar no final de 2024. Agora, o banco necessita de uma nova estratégia para promover a participação das empresas em práticas mais ecológicas.
“O BCE estabelecerá metas provisórias de redução de emissões para os portfólios corporativos no APP e no PEPP”, afirmou a instituição, destacando que os regulamentos da UE servirão de orientação para a definição dessas metas. “Se forem identificados desvios da trajetória desejada, medidas corretivas serão avaliadas, dentro de nosso mandato, caso a caso”, acrescentou o BCE.
O banco não forneceu detalhes específicos sobre as possíveis medidas a serem tomadas ou se essas decisões serão tornadas públicas. No entanto, a prática usual do BCE normalmente incluiria o desinvestimento total entre suas opções.