Em direção ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 13, estabelecido entre as metas globais pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Be8 tem como meta ser carbono neutro nos escopos 1 e 2 até 2030. Para isso, a empresa desenvolveu, em 2023, uma Trilha de Descarbonização, conduzida pela equipe de Meio Ambiente em parceria com a consultoria Ecofinance Negócios, na qual foram mapeadas possíveis ações para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Nessa rota, o ano de 2024 marcou conquistas importantes para a Be8. A principal delas foi uma redução de emissões totais maior do que a projetada pela empresa, superando em 10,70%. Dentre as ações que impactaram as emissões de escopo 1, destacam-se as melhorias realizadas no sistema de tratamento de efluentes de Passo Fundo (RS), reduzindo tanto o volume de efluentes como a carga orgânica da entrada das lagoas anaeróbias da unidade, o que colaborou com a redução de emissões de 1.988 tCO2e (-15%) no tratamento de efluentes da Be8.
Além disso, a compra de I-RECs (International Renewable Energy Certificates, que são certificados que garantem que a energia consumida provém de fontes renováveis) garantiu a origem 100% renovável da energia elétrica da unidade de Marialva, reduzindo as emissões de escopo 2 em 929,24 tCO2e.
A principal ação projetada para 2024, a redução de 365 tCO2e decorrentes do uso do cavaco de madeira, foi cumprida, ultrapassando a redução esperada em 84 tCO2e. A redução de emissões poderia ter sido ainda maior, sendo atenuada pelo aumento de 41,5% do fator de emissão do SIN (Sistema Interligado Nacional, medida que calcula a quantidade de dióxido de carbono – CO₂ – emitida pela geração de energia elétrica no Brasil).
O tema da rastreabilidade também trouxe conquistas importantes para a empresa, ao mesmo tempo em que contribuiu para a redução do desmatamento e para a proteção da biodiversidade. Em 2024, a Be8 implementou sistemas de geoprocessamento para garantir a rastreabilidade da soja desde sua origem, assegurando que nenhum hectare de floresta tenha sido desmatado para sua produção.
Por meio de monitoramento por satélite, a empresa identificou 215.377 toneladas em 2023 de soja elegíveis para Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Os produtores agrícolas também implementaram sistemas de due diligence (diligência prévia) que permitem rastrear a origem dos produtos e verificar se atendem aos requisitos da legislação.
Como parte do Programa Crédito de Fornecedor Sustentável Be8 (2SC Be8), 95 fornecedores de gordura animal, óleo de cozinha usado (UCO) e grãos de soja foram beneficiados em 2024 com o pagamento de 32.100 Créditos de Descarbonização (CBIOs), representando um aumento de 134% comparado ao ano anterior.
O 2SC Be8 é uma iniciativa alinhada com os princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança) e visa construir uma cadeia de fornecimento de matéria-prima sustentável para a produção e biocombustíveis, que atendam as demandas do mercado interno e externo e que permitam ampliar o acesso a mercados nacionais e internacionais.