Em 2025, a Biosphera, com sede em Londrina/PR, celebra cinco anos de uma trajetória marcada por crescimento, inovação e compromisso com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Fundada com o propósito de transformar a agricultura por meio de soluções biológicas, a empresa 100% nacional se consolida a cada nova safra como referência no setor, com atuação em todas as regiões do País.
Olhando para o futuro do segmento dos bioinsumos, muita inovação está surgindo e a companhia embarca nessa tendência. Com investimentos robustos e contínuos em pesquisa e desenvolvimento de mais de R$ 2 milhões por ano, a Biosphera tem mantido uma média de nove novos produtos registrados por safra, contando com mais de 25 cepas em seu portfólio, entre bactérias, fungos e vírus.
Segundo Cesar Kersting, Diretor Comercial da empresa, esse desempenho é resultado da dedicação de um time multidisciplinar e de parcerias estratégicas com instituições de pesquisa de renome, como a Embrapa, universidades, institutos e pesquisadores externos.
“Esse conjunto de ações impulsiona a criação de biossoluções eficazes e sustentáveis para os desafios do campo. Foram conquistados mais de 50 registros nessa curta trajetória, posicionando-nos entre as empresas com o maior número nesse segmento, segundo levantamento da 5P2R. Comemoramos esse marco de cinco anos com orgulho do que construímos, e principalmente, somos gratos aos parceiros e produtores que confiaram em nosso trabalho”, reforçou.
Além da Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), a companhia investe para crescer em melhorias de processos industriais, logística e suporte técnico-comercial no campo, guiados por práticas mais responsáveis, sustentáveis e éticas. Neste contexto, corroborando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU), que representam critérios, padrões e boas práticas e medem o impacto das ações de sustentabilidade nas empresas. A Biosphera conquistou o Selo “ESG em Foco” em 2023 e neste ano o Selo “ESG em Prática”, concedido pelo Sistema FIEP | SESI Paraná que reconhece e valida a seriedade de empresas que deram um passo a mais ao formalizar estratégias ESG.
Entre as ações na área estão a construção da política institucional, a adoção de medidas de descarbonização, o incentivo ao uso de fontes de energia renovável, a implantação de programas de reciclagem de uniformes e o aprimoramento dos processos de gestão de risco. “Acreditamos que podemos fazer a nossa parte, agir com responsabilidade e aprimorar continuamente nossos impactos no meio ambiente, na sociedade e na gestão dos nossos negócios”, diz, Tania Ogasavara, gestora de Governança e Compliance da Biosphera.
Um dos desafios da empresa estava relacionado a uniformes dos colaboradores. “Aqueles que não podem mais ser utilizados, escolhemos um caminho sustentável para eles, que ao invés de descartá-los, reciclamos os tecidos e os transformamos em bolsas, nécessaires e sacolas, dando um novo propósito a materiais que teriam ido para o descarte, além de fomentar a economia local na contratação de serviços para a confecção desses produtos.”, explica a gestora. “As empresas hoje não podem apenas olhar para o crescimento; elas devem ter um propósito de transformar as pessoas, as comunidades e os ambientes onde atuam”, complementa.
A companhia acredita que um dos caminhos para o crescimento nos próximos anos é exatamente a responsabilidade ambiental. “Sem dúvida é possível fazer a nossa parte, ser responsáveis e aprimorar continuamente os impactos. Nem sempre é preciso realizar grandes ações para gerar mudanças, pois cada atitude consciente, cada escolha mais sustentável, contribui para um futuro melhor. Fazer a diferença está em pequenas iniciativas do dia a dia, que somadas constroem um impacto significativo”, finaliza Tania.