A necessidade de incluir mais mulheres em cargos de tomada de decisões e STEM (siglas em inglês, que correspondem a ciência, tecnologia, engenharia e matemática), requer ações pontuais e, por esse motivo, até 2025, a Bitso – empresa líder da América Latina em serviços financeiros baseados em cripto – anunciou seu compromisso de alcançar 50% de mulheres em cargos de liderança.
A representação igualitária das mulheres em cargos de alto escalão tem conquistado uma relevância cada vez maior, tanto em instituições governamentais, como em empresas que já têm descoberto os benefícios de poder diversificar e trazer oportunidades para o maior número de pessoas, em suas variadas áreas, com um foco especial nos cargos de poder.
De acordo com a consultora McKinsey, a presença de mulheres em cargos de liderança tem crescido de forma gradual e só no ano 2120 é que conseguirão ocupar 50% desses cargos. Além disso, a consultora aponta que as empresas que têm mais de 30% de mulheres em cargos executivos, contam com maiores probabilidades de superar as que contam, unicamente, com 10 a 30% de mulheres nestes cargos.
“Na Bitso, não queremos esperar quase cem anos para continuar empoderando mulheres. Além de liderar a revolução financeira na América Latina e ser parte integral da economia do futuro, também queremos adiantar esse destino próximo e assegurar a equidade de gênero na equipe de liderança da empresa. Para essa viagem, estamos comprometidos em oferecer às mulheres um assento na parte da frente”, apontou Núbia Nappi, Gerente de Experiência e Desenvolvimento na Bitso.
O objetivo é investir, diretamente, nas pessoas que fazem parte da Bitso e impulsionam a inovação, a criatividade e a criação de soluções para a comunidade; assim como abrir novas vagas para atrair o talento feminino, com o compromisso de alcançar a igualdade de gênero nos cargos diretivos.
Atualmente, algumas das vagas abertas para mulheres são: Supervisora de serviço ao cliente, Gerente de Operações SPEI, Diretora de Engenharia e Líder de Gestão de Incidentes Cibernéticos.
“Na Bitso, não acreditamos em cotas, acreditamos em contratar o melhor talento, existem muitas profissionais incríveis aí fora, e queremos trazê-las para a Bitso. Nos próximos dois anos, intensificaremos nossos esforços para aumentar a presença de mulheres em nossos processos de contratação, confiaremos nas valiosas recomendações de nossos empregados e empregadas, e estamos seguros de que muitas mulheres talentosas aqui na Bitso ocuparão cargos de liderança no futuro. Não será sempre simples, mas estamos, completamente, comprometidos em ir mais além para alcançar este objetivo”, finaliza Angélica Castellanos, Diretora Global de Operações na Bitso.
Imagem: Getty Images