Em períodos com alta demanda para o varejo, como Black Friday e Natal, a escalabilidade em nuvem se torna ainda mais imprescindível para manter a competitividade. Nestes momentos com pico de visitas e compras, a Cloud contribui para fornecer uma experiência de compra consistente, eficiente e personalizada. O segredo para uma escalabilidade eficaz é escolher as ferramentas e os serviços certos para as necessidades do negócio e projetar sua arquitetura de maneira escalável desde o início.
Leandro Leme, Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech, consultoria estratégica de transformação digital e Tech. Hunting, explica, também, que o recurso ajuda a garantir atendimento das demandas crescentes, como em datas sazonais, e a otimizar os custos quando houver diminuição. “A Cloud ajuda as empresas do varejo a melhorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar seu crescimento. Como resultados, há mais agilidade, segurança e capacidade de inovação, contribuindo para o sucesso das empresas nesse mercado altamente acirrado”, afirma.
Existem algumas formas de escalar os recursos na nuvem para picos de alta demanda no varejo. As principais são:
Escalabilidade vertical (scale-up):
- Aumento de recursos: possibilidade de escalar verticalmente adicionando mais recursos a uma única máquina virtual (VM) ou instância de servidor. Isso envolve aumentar a capacidade de CPU, RAM e armazenamento em uma única VM para atender cargas de trabalho mais pesadas.
Escalabilidade horizontal (scale-out):
- Balanceamento de carga: distribuir o tráfego entre várias instâncias de servidores ou VMs é uma abordagem comum para escalabilidade horizontal. O uso de um balanceador de carga divide as solicitações entre várias máquinas conforme necessário.
- Autoescalonamento: plataformas em nuvem geralmente oferecem recursos de autoescalonamento, onde é possível configurar regras para adicionar ou remover automaticamente instâncias de servidor com base em métricas de uso. A função é recomendada para lidar com picos de tráfego inesperados.
Leme destaca ainda as principais vantagens de utilizar e escalar esses recursos na nuvem para alavancar vendas em datas sazonais.
Redução de custos: a migração para a Cloud pode reduzir significativamente os custos operacionais, eliminando a necessidade de investimentos em hardware caro e a manutenção associada. “Os modelos de pagamento por uso (pay-as-you-go) também permitem que as empresas paguem apenas pelo que usam”, explica o especialista.
Flexibilidade e agilidade: a Cloud oferece a flexibilidade de experimentar novas tecnologias e serviços sem o compromisso de aquisição de hardware. Isso permite que o varejo adote rapidamente inovações tecnológicas, como análise de dados avançada, inteligência artificial e machine learning como exemplo.
Presença global: a Cloud permite que o varejo expanda sua presença global sem a necessidade de construir data centers em locais geograficamente dispersos. Isso facilita a entrada em novos mercados e o atendimento de clientes em todo o mundo.
Resiliência e recuperação de desastres: as soluções em Cloud geralmente incluem recursos de redundância e backup, garantindo que os dados estejam protegidos e disponíveis em caso de falha de hardware ou desastres naturais.
Segurança aprimorada: os principais provedores de serviços em Cloud investem muito em medidas de segurança, como criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento constante. Leme ressalta que isso pode melhorar a segurança dos dados em comparação com soluções locais.
Integração e mobilidade: a Cloud facilita a integração de sistemas e aplicativos, tornando mais fácil para o varejo gerenciar toda a operação em tempo real e com acesso remoto – inventários, pedidos, informações de clientes. “Também permite a colaboração mais eficaz entre equipes, mesmo em uma escala global”, afirma o Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech.
Análise de dados avançada: a computação em Cloud fornece a capacidade de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados de forma escalável e econômica. Isso ajuda o varejo a obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente e as tendências de mercado.
Experiência do cliente aprimorada: com a Cloud, as empresas podem implementar soluções de comércio eletrônico e personalização de conteúdo que melhoram a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos, ofertas personalizadas e um processo de compra mais agradável.