• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 2 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Black Friday e Natal: escalabilidade da nuvem é diferencial competitivo para o varejo

Especialista explica como utilizar a tecnologia para obter mais segurança, disponibilidade e agilidade, essenciais, principalmente, em datas sazonais

Marcela Faita por Marcela Faita
17/11/2023
em Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

Bio Mundo investe mais de R$ 2 milhões em incentivos para novas franquias

FCamara compra Dfense e acelera plano de R$ 1 bi em receita até 2030

Em períodos com alta demanda para o varejo, como Black Friday e Natal, a escalabilidade em nuvem se torna ainda mais imprescindível para manter a competitividade. Nestes momentos com pico de visitas e compras, a Cloud contribui para fornecer uma experiência de compra consistente, eficiente e personalizada. O segredo para uma escalabilidade eficaz é escolher as ferramentas e os serviços certos para as necessidades do negócio e projetar sua arquitetura de maneira escalável desde o início.

Leandro Leme, Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech, consultoria estratégica de transformação digital e Tech. Hunting, explica, também, que o recurso ajuda a garantir atendimento das demandas crescentes, como em datas sazonais, e a otimizar os custos quando houver diminuição. “A Cloud ajuda as empresas do varejo a melhorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar seu crescimento. Como resultados, há mais agilidade, segurança e capacidade de inovação, contribuindo para o sucesso das empresas nesse mercado altamente acirrado”, afirma.

Existem algumas formas de escalar os recursos na nuvem para picos de alta demanda no varejo. As principais são:

Escalabilidade vertical (scale-up):

  • Aumento de recursos: possibilidade de escalar verticalmente adicionando mais recursos a uma única máquina virtual (VM) ou instância de servidor. Isso envolve aumentar a capacidade de CPU, RAM e armazenamento em uma única VM para atender cargas de trabalho mais pesadas.

Escalabilidade horizontal (scale-out):

  • Balanceamento de carga: distribuir o tráfego entre várias instâncias de servidores ou VMs é uma abordagem comum para escalabilidade horizontal. O uso de um balanceador de carga divide as solicitações entre várias máquinas conforme necessário.
  • Autoescalonamento: plataformas em nuvem geralmente oferecem recursos de autoescalonamento, onde é possível configurar regras para adicionar ou remover automaticamente instâncias de servidor com base em métricas de uso. A função é recomendada para lidar com picos de tráfego inesperados.

Leme destaca ainda as principais vantagens de utilizar e escalar esses recursos na nuvem para alavancar vendas em datas sazonais.

Redução de custos: a migração para a Cloud pode reduzir significativamente os custos operacionais, eliminando a necessidade de investimentos em hardware caro e a manutenção associada. “Os modelos de pagamento por uso (pay-as-you-go) também permitem que as empresas paguem apenas pelo que usam”, explica o especialista.

Flexibilidade e agilidade: a Cloud oferece a flexibilidade de experimentar novas tecnologias e serviços sem o compromisso de aquisição de hardware. Isso permite que o varejo adote rapidamente inovações tecnológicas, como análise de dados avançada, inteligência artificial e machine learning como exemplo.

Presença global: a Cloud permite que o varejo expanda sua presença global sem a necessidade de construir data centers em locais geograficamente dispersos. Isso facilita a entrada em novos mercados e o atendimento de clientes em todo o mundo.

Resiliência e recuperação de desastres: as soluções em Cloud geralmente incluem recursos de redundância e backup, garantindo que os dados estejam protegidos e disponíveis em caso de falha de hardware ou desastres naturais.

Segurança aprimorada: os principais provedores de serviços em Cloud investem muito em medidas de segurança, como criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento constante. Leme ressalta que isso pode melhorar a segurança dos dados em comparação com soluções locais.

Integração e mobilidade: a Cloud facilita a integração de sistemas e aplicativos, tornando mais fácil para o varejo gerenciar toda a operação em tempo real e com acesso remoto – inventários, pedidos, informações de clientes. “Também permite a colaboração mais eficaz entre equipes, mesmo em uma escala global”, afirma o Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech.

Análise de dados avançada: a computação em Cloud fornece a capacidade de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados de forma escalável e econômica. Isso ajuda o varejo a obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente e as tendências de mercado.

Experiência do cliente aprimorada: com a Cloud, as empresas podem implementar soluções de comércio eletrônico e personalização de conteúdo que melhoram a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos, ofertas personalizadas e um processo de compra mais agradável.

Anterior

Análise biológica de solo impulsiona a agricultura regenerativa

Próximo

Avenue anuncia co-patrocínio na edição de Fortaleza do Itaú BBA Ironman 2023

Marcela Faita

Marcela Faita

Leia também

Bio Mundo investe mais de R$ 2 milhões em incentivos para novas franquias
Empresas

Bio Mundo investe mais de R$ 2 milhões em incentivos para novas franquias

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Bio Mundo, uma das maiores redes de produtos naturais e bem-estar do Brasil, celebra os resultados expressivos de sua...

Leia maisDetails
FCamara compra Dfense e acelera plano de R$ 1 bi em receita até 2030

FCamara compra Dfense e acelera plano de R$ 1 bi em receita até 2030

BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA)

BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari

Warner Music e Bain Capital Unem Forças em Joint Venture

Warner Music e Bain Capital anunciam joint venture bilionária em catálogos musicais

Zup lança ZupLab, sua nova frente de pesquisa em GenAI com parcerias estratégicas com UFPE e MIT

Zup lança sua nova frente de pesquisa em GenAI com parcerias estratégicas

ENGIE Brasil Energia é destaque no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Edital de inovação da ENGIE tem 141 inscritos para usinas solares

Próximo
Avenue anuncia co-patrocínio na edição de Fortaleza do Itaú BBA Ironman 2023

Avenue anuncia co-patrocínio na edição de Fortaleza do Itaú BBA Ironman 2023

10 profissões com IA em alta para 2024

10 profissões com IA em alta para 2024

BNDES tem alta nos desembolsos e lucro recorrente 21% maior no terceiro trimestre de 2023

BNDES tem alta nos desembolsos e lucro recorrente 21% maior no terceiro trimestre de 2023

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.