A Blip, plataforma brasileira de soluções conversacionais e inteligência artificial, tem acelerado sua expansão na Europa com resultados sólidos e crescimento consistente. Nos últimos 12 meses, a empresa registrou um aumento de 62% nos serviços contratados na região, evidenciando a força do modelo conversacional em mercados como Espanha, Itália e Reino Unido.
Além dos indicadores de negócio, a Blip também reporta um crescimento expressivo de quatro vezes nas conversas iniciadas por usuários finais em contatos inteligentes desenvolvidos para clientes europeus — um sinal claro de que o consumidor está cada vez mais disposto a interagir com empresas por meio de canais digitais, especialmente o WhatsApp.
Esse avanço é impulsionado por uma estratégia voltada à personalização, ao uso da Inteligência Artificial e à construção de jornadas digitais completas. A atuação da Blip na Europa já inclui projetos relevantes com empresas como:
- Iberojet: A companhia aérea automatizou o atendimento ao cliente em múltiplos idiomas, oferecendo suporte automatizado a viajantes de diferentes países por meio do WhatsApp. A estratégia trouxe um aumento de 122% em receita, um crescimento de 172% em usuários ativos por mês e um aumento na taxa de satisfação da experiência de usuário.
- Holafly: Especializada em eSIMs para viajantes, a empresa utiliza um contato inteligente no WhatsApp desenvolvido pela Blip para oferecer suporte automatizado desde a pré-compra até o pós-venda. Com isso, a empresa teve um crescimento de 76% em usuários mensalmente ativos no canal e relatou um 76% de aumento na taxa de abertura de mensagens nos oito primeiros meses.
- Kruk: A empresa do setor financeiro implementou soluções com IA no WhatsApp para tornar a comunicação com seus clientes sobre dívidas, pagamentos e outros assuntos mais ágil, empática e eficiente. O número de usuários mensalmente ativos no canal cresceu 270% e o número de novos usuários cresceu 312%.
- Job and Talent: É a plataforma líder em trabalho flexível na Espanha, tendo ajudado mais de 340 mil profissionais a encontrar oportunidades em mais de 2.500 empresas reconhecidas globalmente. Com o apoio da Blip, a empresa ativou um canal no WhatsApp para automatizar processos de onboarding, envio de documentação e suporte aos usuários por meio de FAQs. Como resultado, houve uma redução de 82% no volume de chamadas ao call center e um aumento de 150% no envio automático de documentos.
“Acreditamos que a Europa representa uma oportunidade estratégica para a expansão de soluções conversacionais, especialmente diante do cenário regulatório que valoriza a privacidade e a governança de dados. A Blip está preparada para liderar esse movimento, oferecendo uma plataforma que alia segurança, conformidade e inovação. Estamos apenas no começo de uma jornada que vai transformar, de forma responsável e escalável, a comunicação entre marcas e consumidores em todo o mundo“, afirma Frederico Crego, Vice Presidente de Global Markets & Strategic Accounts na Blip.
O WhatsApp ultrapassou a marca de 3 bilhões de usuários ativos mensais, conforme anunciado por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre de 2025. Em países como Itália, Espanha e Reino Unido, o WhatsApp já apresenta altas taxas de penetração, sendo amplamente utilizado por empresas que buscam eficiência, proximidade e inovação na comunicação com seus públicos, segundo levantamento da Blip
Combinando tecnologia proprietária, inteligência artificial e uma abordagem centrada no cliente, a Blip reforça sua posição como parceira estratégica na transformação digital de empresas europeias — com planos de expansão que incluem novos segmentos e mercados ainda em 2025.