A BMW investirá R$ 1,1 bilhão no Brasil entre 2025 e 2028, com foco em pesquisa e desenvolvimento, conforme anunciado nesta sexta-feira (4) por Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da empresa. O executivo, que também é responsável pela produção, acrescentou que a montadora passará a produzir o SUV X5 em sua fábrica em Araquari (SC).
A planta nacional é responsável pela fabricação de modelos movidos a gasolina e flex. Lá são fabricados modelos como BMW Série 3, além dos X1, X3 e X4. No local está previsto o início da produção do BMW X5 PHEV, com sistema híbrido plug-in.
Do total, o investimento será aplicado em setores de pesquisa e desenvolvimento, na fábrica de Santa Catarina, junto do escritório da companhia em São Paulo (SP). O investimento também contempla novos softwares e tecnologias necessárias para os próximos carros da BMW. O desenvolvimento dessas inovações no Brasil já trouxe resultados, incluindo um sistema que permite ao motorista utilizar o celular como chave digital para os veículos.
A capacidade da fábrica de Araquari (SC) é de 32 mil veículos por ano, mas a demanda atual faz com que a BMW trabalhe com a produção de apenas 11 mil carros em 2024. Mesmo sem o novo investimento, a linha de montagem em Araquari já consegue produzir veículos movidos a gasolina, flex e híbridos.
A BMW não tem planos de transformar a fábrica de Araquari (SC) em um polo de exportação, mas reconhece a importância da planta para seus planos de eletrificação da frota em toda a América Latina.