BNDES apoia projeto de revitalização no Parque Estadual da Serra do Mar

Recursos serão empregados pela concessionária Parquetur para modernizar e manter a área conhecida como “Caminhos do Mar”

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que, por meio do programa Fundo Clima, na modalidade Florestas Nativas, destinará R$ 25,3 milhões para apoiar investimentos do Parquetur Caminhos do Mar. da empresa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo. A iniciativa reforça o compromisso com a preservação ambiental e o incentivo a projetos de desenvolvimento sustentável em unidades de conservação.

Ao final, esses recursos devem criar 70 novos postos de trabalho, sendo 14 diretos e 56 indiretos. Isso representa um crescimento de 87,5%. Esses empregos podem ser considerados “verdes” pois contribuem para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

“Ao apoiar as concessões de parques nacionais estamos dando impulso à preservação ambiental com geração de empregos, uma das prioridades do governo do presidente Lula. O turismo e a recreação podem ser a primeira forma de contato com a natureza, em especial para quem mora em cidades, e servirem para conscientizar da necessidade de preservar os ecossistemas”, pontuou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

A modalidade Florestas Nativas, com uma taxa de 1% ao ano, é uma das opções mais acessíveis do programa Fundo Clima, voltada para apoiar ações de conservação, recuperação e gestão responsável de florestas no Brasil.

Seu foco é promover a mitigação das mudanças climáticas, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, a conservação da biodiversidade, a disponibilidade de água e a resiliência dos ecossistemas. A iniciativa visa criar condições mais projetadas para a preservação das florestas nativas, ajudando a reduzir os impactos ambientais e a promover a adaptação às mudanças climáticas.

Cerca de 53,7% do total será usado em obras civis, como o restauro de monumentos, a melhoria ou construção de infraestrutura, bem como a criação de novas atrações. Entre elas estão arvorismo, quadras, decks flutuantes, uma estação meteorológica e uma unidade de combate a incêndio florestal.

Sair da versão mobile