O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 35,7 milhões para o projeto da Quality Digital de desenvolvimento de soluções estratégicas de IA para atender demandas de clientes dos setores mais significativos do Brasil, como por exemplo financeiro, bancário, varejo, indústria e mineração. No âmbito do BNDES Mais Inovação, a iniciativa visa integrar o uso de inteligência artificial (IA) para criar soluções digitais mais eficazes.
O plano de inovação da empresa contempla o desenvolvimento de duas plataformas digitais: QAI Decipher – P&D que visa simplificar a análise e extração de dados de documentos complexos; e QAI Stockpile Manager – P&D que, por meio do uso de tecnologia de inteligência artificial (Deep Learning), RPA (Remote Process Automation) e APIs (Application Programming Interfaces), busca métodos mais eficazes e confiáveis para medição de estoques em 3D a céu aberto.
Nos setores financeiro, bancário, varejo e indústria, a iniciativa tem como objetivo otimizar processos que envolvem casos de uso como operação de câmbio, contratos de financiamento, processos de governança e auditoria, gestão de investimentos, processos de backoffice, entre outros.
No caso das operações de câmbio focadas no setor bancário a solução confere se as operações estão de acordo com os requisitos do Banco Central, se há coerência entre o tipo de transação pretendida e o canal bancário, assim como aumenta a governança do processo cambial, de modo a considerar os diferentes canais de atendimento ao cliente e os formatos da documentação.
“A operação aprovada pelo BNDES tem impacto potencial na geração e manutenção de empregos qualificados, no ganho de competitividade e na melhoria de processos digitais das empresas nacionais. Projetos alinhados aos objetivos da política industrial do presidente Lula, que busca aplicar a transformação digital no setor industrial para ampliar a produtividade”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Rodrigo Torres, CFO da Quality Digital, destacou que “o suporte do BNDES écrucial para que empresas brasileiras possam inovar e competir no mercado global de TI. O financiamento do BNDES nos dá a oportunidade de acelerar nossos projetos de inovação, garantindo que a Quality Digital continue a ser uma referência em soluções conectadas aos negócios dos nossos clientes”.