BNDES Garagem seleciona 100 startups para o ciclo de 2024

Seleção priorizou negócios que se destacaram pelo uso de inteligência artificial (IA)

O BNDES selecionou 100 negócios para o BNDES Garagem 2024, um programa gratuito de apoio a empreendedores e startups que buscam solucionar desafios socioambientais. Neste ciclo, 50 startups participarão do módulo de criação, voltado para os primeiros passos do negócio, enquanto as outras 50 integrarão o módulo de tração, focado na expansão de empreendimentos já em operação.

O programa recebeu mais de 1.840 inscrições. Entre os selecionados, 42% estão localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 61% têm mulheres como representantes e 47% contam com pessoas pretas ou pardas. A seleção deu prioridade a negócios que se destacaram pelo uso de inteligência artificial (IA).

“O resultado da seleção do BNDES Garagem reforça o compromisso do Banco com o empreendedorismo, a inclusão, a diversidade e a inovação na aceleração dos negócios, além do comprometimento com as questões socioambientais. O programa contribui também por promover conexão com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas”, disse o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

“Economia Verde e Descarbonização”, foco de 51 negócios, foi a categoria com mais selecionados. Na sequência, vêm “Saúde” (17), “Economia da Periferia” (13) e “Educação” (13). Além disso, em linha com as políticas públicas de apoio e incentivo à inteligência artificial (IA), o BNDES Garagem também priorizou startups que utilizam a ferramenta de forma relevante em seus negócios.

A aceleração e a execução estratégica do programa são do Quintessa, aceleradora com 15 anos de experiência na estruturação e crescimento de empreendimentos de impacto. 

“A diversidade das startups selecionadas, com representantes de diversas regiões e com lideranças femininas e negras, reflete um ecossistema de inovação inclusivo e com alto potencial de transformação. O programa contribui não só para o fortalecimento do empreendedorismo de impacto, mas também para uma economia mais verde, justa e sustentável no Brasil”, acrescenta a sócia e co-CEO do Quintessa, Anna de Souza Aranha.

Sair da versão mobile