Em junho, o deputado Ricardo Salles havia dito que não entraria na disputa para a Prefeitura de São Paulo, mas retomou suas intenções iniciais ao se encontrar com o ex-presidente Bolsonaro na sede do PL (partido de ambos). O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, chegou a entrar na sala, mas brevemente se retirou.
Valdemar é aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o mesmo já havia interditado a candidatura de Salles e vem construindo apoio do PL e do Centrão à reeleição de Nunes. Apesar disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não manifestou apoio a candidatura de Ricardo Nunes, e deu seu aval caso Salles deseje deixar o PL para concorrer a Prefeitura.
Nesta terça-feira (3), Ricardo Salles publicou mensagem onde dizia está “back to the game” (de volta ao jogo) reassumindo discurso pré-eleitoral. Segundo declarações de Valdemar da Costa Neto, o risco de dar apoio a candidato de extrema-direita em uma cidade como São Paulo que ele enxerga ser de centro-esquerda. Salles tem até abril de 2024 para conquistar o apoio do PL em sua candidatura ou trocar de partido, correndo risco de não estar elegível.