Bracell cria corredor ecológico para fortalecer biodiversidade

Ação conecta fragmentos de vegetação nativa no interior paulista e reforça compromisso da empresa com a sustentabilidade

A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, deu mais um passo em prol do meio ambiente ao plantar 8 mil árvores nativas em uma área de 4,5 hectares próxima a Bauru, no interior de São Paulo. A iniciativa criou um corredor ecológico, conectando fragmentos de vegetação nativa e promovendo o fluxo de espécies, um fator essencial para o equilíbrio ecológico e a conservação da biodiversidade.

O projeto, realizado em parceria com o Jardim Botânico de Bauru, integra áreas de vegetação nativa com florestas plantadas de forma sustentável, reafirmando o compromisso da companhia com práticas regenerativas e a proteção de serviços ambientais. “A implantação de corredores ecológicos é essencial para a conservação da biodiversidade, pois possibilita a dispersão de espécies e a recuperação de ecossistemas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o manejo florestal sustentável, conectando áreas produtivas e vegetação nativa”, afirma Gilberto Moraes, Gerente Sênior de Planejamento e Controle Florestal da Bracell.

Essa ação está diretamente conectada às metas do Bracell 2030, o plano de sustentabilidade da empresa que inclui um conjunto de metas e ações voltadas para a regeneração da natureza, a promoção da biodiversidade e a neutralização de carbono.

Entre as iniciativas da agenda, destaca-se o Compromisso Um-Para-Um, em que a Bracell se compromete a conservar 1 hectare de vegetação nativa para cada hectare plantado de eucalipto. Essa abordagem inovadora equilibra a produção sustentável com a preservação ambiental, consolidando a liderança da empresa em práticas florestais responsáveis.

“Parcerias entre instituições públicas e privadas são fundamentais para ampliar o impacto de ações ambientais. Projetos como este demonstram o potencial de colaboração para promover benefícios ambientais de longo prazo”, afirma Gislaine Magrini, Secretária de Meio Ambiente de Bauru.

Sair da versão mobile