A Brambles, empresa líder global em logística e cadeia de suprimentos que opera por meio de sua marca CHEP no Brasil, divulgou seus resultados financeiros do ano fiscal 2025, que equivalem aos meses de julho de 2024 a junho de 2025. A receita de vendas global aumentou 3%, enquanto o lucro subjacente e o lucro operacional cresceram 10%.
O lucro básico por ação aumentou 14%, refletindo o crescimento do lucro do Grupo após impostos e um benefício de 1 ponto percentual proveniente da recompra de ações no mercado no exercício fiscal de 2025, que reduziu o número de ações em circulação.
Para o CEO da Brambles, Graham Chipchase, o desempenho da companhia revelou “mais um ano de resultados bem-sucedidos em meio a uma maior incerteza macroeconômica, o que ressalta a resiliência do negócio e o sucesso do programa de transformação”, incluindo as iniciativas digitais do período, que possibilitaram o crescimento de novos negócios, melhorias na eficiência dos ativos e benefícios de produtividade.
Ricardo Simonian, Country Manager da CHEP no Brasil, é também o head de Transformação para a América Latina, área responsável pela gestão dos avanços digitais que refletiram positivamente no resultado da marca.
“Nossa transformação incorpora recursos digitais, tecnológicos e de inovação que agora são parte integrante de como operamos, atendemos nossos clientes e criamos valor. Esses recursos têm apoiado nosso desempenho e continuarão a impulsionar nossas iniciativas, como o rastreamento inteligente de ativos que têm o potencial de oferecer novos níveis de visibilidade e insights aos clientes, aumentando a eficiência e a sustentabilidade de suas redes de fornecimento”, comentou o executivo. O programa de rastreamento, a que se refere Ricardo, já foi aplicado no Chile e agora está em testes no Brasil e em outras regiões, como América do Norte e Reino Unido.
A América Latina é responsável por 8,5% da receita total do Grupo e vem apresentando eficiência regional de ativos, com boa concentração da relação entre despesas de capital e vendas. No balanço, os países da região que operam com a marca CHEP apresentaram 6% de crescimento na receita de vendas de paletes, totalizando US$ 557,4 milhões.
Na região, a CHEP está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México e Peru, com aproximadamente 110 centros de serviço. A companhia acumula uma carteira de 2 mil clientes na América Latina que vão desde grandes companhias multinacionais, líderes dos setores de alimentos e bebidas e bens de consumo de alta rotatividade, até pequenas, médias e empresas nacionais.
Para o próximo ano fiscal, a Brambles espera manter a alavancagem operacional e forte fluxo de caixa livre, mesmo com os desafios macroeconômicos atuais. Como uma das iniciativas de gestão de capital, a empresa anunciou a recompra de ações no mercado ao longo do ano fiscal de 2026 de até US$ 400 milhões, sujeita às condições do mercado. Isso segue a conclusão de recompras de ações no valor de US$ 403 milhões realizada no ano fiscal de 2025.