Brasil é top 10 em matrículas GenAI

Em 2024, as inscrições no Coursera GenAI no Brasil quadruplicaram, totalizando 67.000 até o momento

A Coursera, uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, divulgou suas tendências anuais de alunos para o Brasil, com base em dados de mais de 27 milhões de estudantes registrados. Em 2024, o Brasil ocupa a 9ª posição global em número total de alunos na plataforma, destacando o interesse e o comprometimento dos brasileiros em aprimorar suas habilidades.

Duas tendências principais marcaram o ano: uma demanda sem precedentes por aprendizado em inteligência artificial generativa (GenAI) e um aumento na busca por conteúdos específicos para funções específicas, envolvendo a preparação para empregos específicos. 

De acordo com o relatório da Oliver Wyman “How Generative AI is Transforming Business and Society”, 83% dos brasileiros expressaram interesse em receber treinamento em inteligência artificial, o que evidencia a urgência de os empregadores oferecerem oportunidades de desenvolvimento profissional nessa área. Essa necessidade é ainda mais crítica quando consideramos que a aquisição de habilidades em IA se tornou uma das principais prioridades para os líderes brasileiros na hora de contratar.

O relatório revela que 71% dos líderes prefeririam contratar um candidato menos experiente, mas com conhecimentos em IA, em vez de um profissional mais experiente sem essas habilidades. Isso demonstra o quão essenciais as competências em IA estão se tornando em todos os setores.

Em 2024, o interesse por inteligência artificial generativa (GenAI) no Brasil atingiu um novo patamar, com as inscrições em cursos relacionados à GenAI na Coursera quadruplicando em comparação com anos anteriores. Até o momento, foram registradas 67.000 inscrições, colocando o Brasil na 9ª posição global em demanda por esse tipo de conteúdo, à frente de países como a Espanha. Esse crescimento impressionante reflete uma média de 6 novos alunos se inscrevendo em cursos de GenAI a cada minuto — um aumento significativo em relação a 2023, quando a taxa era de uma inscrição a cada três minutos.

Embora os cursos introdutórios de GenAI continuem populares, houve uma mudança no foco dos alunos, que agora buscam principalmente conteúdos voltados para a aplicação prática da tecnologia no ambiente de trabalho. Isso indica um amadurecimento do interesse pela GenAI, com os profissionais buscando maneiras de integrar essas ferramentas em suas rotinas profissionais.

“Em 2024, os alunos brasileiros tomaram medidas assertivas para se preparar para o futuro do trabalho, priorizando habilidades em GenAI e outras áreas críticas para permanecer à frente. Seus sucessos de aprendizagem, surgindo em meio aos desafios da disrupção do GenAI, demonstram sua adaptabilidade, resiliência e comprometimento em se destacar em um mercado de trabalho global”, disse Christian Hernandez, Head of Latin America Coursera Enterprise. “À medida que olhamos para 2025, o impulso global para a alfabetização em IA só se intensificará, e estamos comprometidos em apoiar os alunos brasileiros com educação acessível e relevante para o trabalho para prosperar em um mundo movido a IA.”

Sair da versão mobile