Brasil inaugura participação social na COP29

Local apresentará iniciativas brasileiras contra mudanças climáticas

O Brasil inaugurou, nesta terça-feira (12), um pavilhão de participação social na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão. O tema do pavilhão, “Caminhos para a Transformação Ecológica”, visa destacar as iniciativas brasileiras no enfrentamento das mudanças climáticas e proporcionar um espaço para diálogos e troca de experiências.

O evento contou com a presença de toda a delegação brasileira, e o espaço foi totalmente ocupado por uma plateia que assistiu aos debates e apresentações. Durante a abertura de abertura, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, ressaltou o papel de liderança do país nas discussões e negociações globais sobre o clima, reforçando o compromisso do Brasil com a transformação ecológica e a construção de soluções sustentáveis ​​para o futuro.

“Nós temos a maior floresta tropical do mundo, temos a energia elétrica mais limpa do mundo – 85% é energia hidráulica, solar, elétrica, de biomassas –, temos o biodiesel, o melhor do mundo, além da lei do combustível do futuro”, afirmou Alckmin. 

Alckmin destacou ainda a regulamentação do mercado de carbono no Congresso Nacional, a redução do desmatamento e a entrega das Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), que considerou extremamente ousadas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), destacou que as ações em discussão no encontro em Baku conduzirão o Brasil a receber a COP30, em 2025, em Belém (PA). Sobre a ambição brasileira de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que será apresentada na quarta-feira (13) à Organização das Nações Unidas, na COP29 de Baku, Marina destacou a importância do Brasil ser referência mundial.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile