Brasil vai ingressar no fórum da Opep+

O Brasil será o primeiro país a aderir à chamada "carta de cooperação" da Opep

Foto: REUTERS/Lisa Leutner.

O Brasil aceitou o convite da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e se juntará ao grupo de aliados do cartel, conhecido como Opep+. A decisão foi tomada nesta terça-feira (18).

O país será o primeiro a aderir à chamada Carta de Cooperação da Opep — um fórum de discussão dentro da estrutura do cartel, que contará com a participação dos países membros da Opep e da Opep+.

“O Brasil foi convidado para que nós fizéssemos parte da carta de cooperação. O que hoje foi discutido exatamente a entrada no Brasil em três organismos internacionais. Autorizamos iniciar o processo de adesão à EIA, isso está aprovado. A continuação do que foi suspenso no governo anterior, que é a adesão à Agência Internacional para as Energias Renováveis ​​(Irena). Ficou decidido: início da adesão à EIA, Irena e Opep+”, afirmou Silveira.

Isso significa que o país participará de um fórum de discussão sobre estratégias de mercado, sem se envolver nas práticas de cartel da Opep — como cortes na produção para manipular o preço do petróleo no mercado internacional.

No fórum, o Ministério de Minas e Energia pretende abordar o financiamento da transição energética por meio dos recursos do petróleo e promover a abertura do mercado para os biocombustíveis brasileiros.

Após o anúncio, os ambientalistas criticaram a decisão. No entanto, membros do governo, como Silveira, afirmaram não ver contradição entre o país sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) neste ano e anunciaram a adesão ao fórum da Opep+.

*Com informações do G1

Sair da versão mobile