• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 21 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Brasileiros preferem cartões emitidos por banco digitais, revela pesquisa

Pesquisa também revela mudanças no comportamento dos brasileiros e aponta oportunidades para o setor financeiro

Redação por Redação
07/01/2025
em Mercado
A A
Divulgação/iStock

Divulgação/iStock

LEIA TAMBÉM

Fleury nega decisão sobre aquisição pela Rede D’Or; mercado reage negativamente

Kering vende unidade de beleza para L’Oréal por US$ 4,7 bilhões 

Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro vivenciou uma transformação digital, com um número significativo de brasileiros migrando para os bancos digitais. Em resposta a essa mudança, a Akamai Technologies, em parceria com a Cantarino Brasileiro, realizou uma nova pesquisa para entender melhor os hábitos e comportamentos dos clientes dos principais bancos do Brasil.

O levantamento revelou que os bancos digitais se tornaram a principal opção dos entrevistados, com 48% dos participantes afirmando que seu último cartão de pagamento foi emitido por uma dessas instituições.

A popularidade das fintechs e o crescimento das soluções de pagamento digital têm alterado a dinâmica do mercado financeiro, desafiando as instituições tradicionais. É cultural que os brasileiros possuam múltiplos cartões, mas a maioria dos respondentes disse concentrar suas transações em um único plástico, que é considerado o “principal de sua carteira”. 

Contudo,  não é só a simplificação que atrai esses clientes, com os benefícios oferecidos pelos bancos, sejam os tradicionais ou digitais, também impactando nas escolhas dos brasileiros. O cashback é o favorito, com 40% dos participantes destacando essa opção como a mais atrativa, seguido de programas de pontos (25%) e descontos em lojas (24%).

Para muitos brasileiros, o retorno em dinheiro imediato se tornou mais vantajoso do que os programas de pontos tradicionais, o que sugere uma mudança no perfil do cliente, que busca benefícios tangíveis e rápidos, alinhados com sua rotina de compras cada vez mais digitalizada e imediatista.

Em relação às transações bancárias, o cartão de débito continua a ser o preferido dos entrevistados, com cinco em cada seis respondentes indicando seu uso regular (83%), seguido pelos cartões de crédito (74%).

Embora ainda usados por apenas 24% dos respondentes, os cartões virtuais estão ganhando terreno. Essa categoria foi apontada como a solução mais segura para transações online, especialmente por conta das suas características de validade temporária e maior proteção contra fraudes. A tendência demonstra como os consumidores estão se tornando mais conscientes e preocupados com a segurança digital.

“Estamos vendo uma mudança significativa no comportamento do consumidor brasileiro, que está mais seletivo e cada vez mais engajado em buscar soluções financeiras mais práticas e seguras”, Claudio Baumann, diretor geral LATAM da Akamai Technologies.

Enquanto as opções digitais parecem ganhar preferência, as instituições tradicionais ainda desempenham um papel relevante, com 38% dos últimos cartões emitidos para os entrevistados. No entanto, o estudo aponta um dado curioso: apenas 7% dos brasileiros possuem cartões de lojas de varejo, o que representa uma grande oportunidade de crescimento para o setor. 

“Essa lacuna no mercado pode ser explorada pelas grandes redes para fortalecer suas ofertas e fidelizar seus consumidores, criando novos produtos financeiros, incluindo cartões de marca própria”, comenta Baumann. Outro dado significativo é a preferência por cartões com limites mais altos e taxas de juros competitivas, com 42% dos respondentes apontando o limite de crédito como o principal critério de escolha. 

Tags: Bancos DigitaisCartõesInvestimentosMercado
Anterior

Vale e GreenIron fazem acordo para projetos de descarbonização

Próximo

Docato transforma mercado jurídico com solução pioneira

Redação

Redação

Leia também

O Grupo Fleury (FLRY3) expande sua atuação no interior paulista com a aquisição integral do Laboratório Confiance Medicina Diagnóstica
Mercado

Fleury nega decisão sobre aquisição pela Rede D’Or; mercado reage negativamente

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Rede D’Or São Luiz e o Grupo Fleury (FLRY3) continuam em tratativas para uma potencial transação, conforme comunicado oficial...

Leia maisDetails
Kering vende unidade de beleza para L’Oréal por US$ 4,7 bilhões 

Kering vende unidade de beleza para L’Oréal por US$ 4,7 bilhões 

Itaú anuncia Gabriel Moura como novo CFO

Itaú Gestão de Ativos (IGA) projeta R$ 800 milhões em valor para empresas até o final de 2025

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

BNDES Garagem lança novo ciclo de aceleração para seleção de empreendedores e startups

BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para empresas abrirem novos mercados no exterior

Próximo
Docato transforma mercado jurídico com solução pioneira

Docato transforma mercado jurídico com solução pioneira

Microsoft Alerta para "Jornada de Trabalho Infinita" e Aponta IA como Possível Solução

Microsoft investirá US$ 3 bilhões na Índia para expandir capacidade de IA 

Getty Images e Shutterstock se preparam para fusão de US$ 3,7 bilhões

Getty Images e Shutterstock se preparam para fusão de US$ 3,7 bilhões

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.