O voluntariado segue com forte presença na Braskem. A petroquímica global, que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, promoveu, em setembro, 14 ações de voluntariado globalmente – em países como Brasil, Estados Unidos, México e Holanda. As atividades fizeram parte do programa WeCare, que conta com mutirões de voluntariado focados em economia circular e mudanças climáticas. As ações resultaram na arrecadação de mais de 6,5 toneladas de resíduos plásticos recicláveis, no plantio de 340 árvores nativas e em atividades educativas com estudantes da rede pública.
Ao todo, 138 integrantes da companhia e 274 convidados fortaleceram o engajamento do programa com comunidades e parceiros locais, além de promover educação e desenvolvimento sustentável. “As edições do WeCare, realizadas desde 2017, permitem que reforcemos a importância da economia circular e os benefícios dela para o meio ambiente e a sociedade como um todo. São ações que mobilizam nossos integrantes e a comunidade em busca de mais desenvolvimento sustentável”, afirma Roberta Manzini, gerente de desenvolvimento sustentável da Braskem.
No Brasil, as iniciativas mobilizaram 69 integrantes da companhia e 259 convidados, o que resultou em resultados expressivos. Foram recolhidos 266 quilos de resíduos em ações de limpeza, além de realizado o plantio de 340 árvores nativas, do destino de 565 quilos de plásticos recicláveis a uma cooperativa local e da sensibilização de 550 estudantes de escolas públicas por meio da ação Plastitroque.
O WeCare 2025 foi um sucesso também em outros países. No México, a ação Plastitrueque Villa Allende mobilizou 20 voluntários que apoiaram a iniciativa de troca de resíduos plásticos por itens de higiene, limpeza e alimentos. A ação resultou na arrecadação de 6 toneladas de plástico, o que beneficiou cerca de 800 pessoas da comunidade.
Nos Estados Unidos, equipes da Braskem participaram de mutirões na Philadelphia, em Pittsburgh, La Porte e Pasadena, o que resultou na remoção de 214 quilos de resíduos em praias e parques. E, na Holanda, os voluntários recolheram sete grandes sacos de resíduos, entre plásticos, vidros e metais, o que contribuiu para a preservação de um dos principais patrimônios naturais do país. “O WeCare promove ações que estimulam tanto o descarte quanto o consumo consciente, além de desenvolver a cadeia de valor da reciclagem e possibilitar a redução das desigualdades decorrentes das mudanças climáticas”, finaliza Roberta.









