Caju vai ajudar empresas a cuidar da saúde mental dos colaboradores

Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para a gestão de RHs, desenvolveu uma solução para oferecer apoio às empresas na adaptação à nova Norma Regulamentadora nº 1, conhecida como NR-1, que exige a implementação de ações para identificar e controlar riscos psicossociais no ambiente de trabalho. O serviço é disponibilizado por meio de planos focados em benefícios para saúde e bem-estar.

Problemas relacionados à saúde mental afetam 13% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego modificou a NR-1 pela Portaria MTE nº 1.419/2024, que determina que as empresas devem incluir a saúde mental como parte integrante do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A x está prevista para entrar em vigor a partir de 26 de maio de 2025, porém há a possibilidade de adiamento para o próximo ano. 

A NR-1 estabelece normas e requisitos que ajudam empresas de todos os portes e maturidades a avaliarem o impacto de suas operações e os riscos físicos, ergonômicos – e agora psicológicos – relacionados ao trabalho. A mudança exige que empregadores identifiquem e gerenciem riscos psicossociais, como estresse, assédio moral e carga de trabalho excessiva, visando prevenir distúrbios como ansiedade e depressão entre os colaboradores. 

As empresas devem, portanto, elaborar um plano contínuo para identificar e controlar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, sob pena de multas, processos trabalhistas e até interdição das atividades. Atenta às necessidades de mudanças no dia a dia das empresas, a Caju desenvolveu uma trilha de passo a passo para os empregadores com um método em três fases para auxiliar nesse processo.

Primeiro, em parceria com a Zenklub, a Caju oferece um diagnóstico inicial que mapeia o cenário atual da empresa, identificando potenciais riscos psicossociais. Essa fase do processo é realizada por meio de um questionário aplicado aos colaboradores. A partir das respostas, é elaborada uma palestra personalizada para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

Depois, com base nos resultados do diagnóstico, a Caju disponibiliza três planos de benefícios que atendem às exigências da NR-1. Entre as duas primeiras opções, estão o acesso a academias, terapias, nutricionistas e outros serviços de bem-estar, além de atendimento psicológico, telemedicina e descontos em medicamentos e exames. Uma outra opção, personalizada, permite que a empresa escolha as melhores soluções conforme suas necessidades específicas.

Para encerrar o processo de adequação à NR-1, a Caju dispõe de tecnologia para facilitar a integração das soluções escolhidas, proporcionando uma administração centralizada e personalizada dos benefícios. A plataforma permite reduzir o tempo de gestão de benefícios de 10 dias para apenas 2 horas, otimizando processos operacionais para os RHs. Todo o serviço disponível sai por um custo mínimo ao ano de R$ 72,80 por colaborador.

Sair da versão mobile