• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 18 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Capitalismo Consciente Brasil aponta necessidade de maior esforço das empresas na pauta ESG para ganhos no longo prazo para toda a sociedade

Chairman do Movimento que fomenta a maior consciência nos negócios no Brasil, Hugo Bethlem, diz que empresas e lideranças precisam ser mais transparentes e tangíveis em suas práticas

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
20/09/2024
em Empresas, ESG, Mercado
A A
freepik

freepik

LEIA TAMBÉM

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

 A pesquisa divulgada no dia 18 de setembro de 2024, realizada pelo MosaicLab e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), trouxe um dado preocupante: houve uma queda de 7 pontos percentuais no índice de importância que os consumidores atribuem aos fatores ESG (Environmental, Social, and Governance) na escolha de produtos e locais de compra em 2024, comparado ao ano anterior. O índice, que foi de 50% em 2023, caiu para 43% neste ano. Isso mostra que, apesar da crescente conscientização sobre sustentabilidade, há um descompasso entre o que os consumidores desejam no futuro e as escolhas que fazem atualmente.

Um dos pontos levantados pela pesquisa foi a falta de conexão entre o conhecimento sobre ESG e a ação prática do consumidor. Embora 88% dos entrevistados declarem que pretendem considerar mais o consumo consciente nos próximos 5 a 10 anos, há uma sobrecarga de informações e desafios imediatos, como preocupações econômicas, que dificultam a adoção de práticas mais sustentáveis no presente. Além disso, o ceticismo em relação ao greenwashing – quando as empresas exageram suas iniciativas sustentáveis sem uma ação concreta – também contribui para essa queda na importância atribuída ao ESG.

De acordo com Hugo Bethlem, chairman do Capitalismo Consciente Brasil, e líder do Comitê de Sustentabilidade e ESG do IDV, para reverter esse quadro, as empresas precisam ser mais transparentes e tangíveis em suas práticas de ESG. “Uma solução eficaz seria melhorar a formação de colaboradores e lideranças, além de uma comunicação com o consumidor, explicando de forma clara e acessível como as práticas sustentáveis impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Os consumidores estão cada vez mais, conscientes em suas decisões de compra, então cabe ao varejo ser mais transparente em suas comunicações, devendo tratar as informações ambientais e sociais, tão relevantes quanto as financeiras”, conta o executivo.

“Essa transparência pode ser reforçada com o uso de certificações reconhecidas e selos que facilitem a identificação de produtos e marcas alinhados com os princípios ESG, além de lideranças que possam estar atualizadas com os rumos do ESG e com o propósito dos negócios para um mundo melhor”, completa Bethlem.

Outra ação importante é tornar os produtos sustentáveis mais acessíveis financeiramente. O custo ainda é uma barreira significativa para muitos consumidores, especialmente em um contexto de instabilidade econômica. As empresas podem explorar maneiras de reduzir o preço dos produtos com práticas sustentáveis ou oferecer incentivos e parcerias que tornem essas opções mais viáveis para um público mais amplo.

Além disso, o engajamento digital pode ser uma ferramenta poderosa para aproximar o consumidor do ESG. “A pesquisa mostrou que uma parcela significativa dos consumidores estaria mais inclinada a adotar práticas sustentáveis se tivesse acesso a mais conteúdos interativos, como vídeos educativos ou informações sobre o impacto das escolhas no meio ambiente e na sociedade, essa é uma das metas que temos no Capitalismo Consciente Brasil em termos de formação de lideranças, com o Academy CCB“, reforça Bethlem. “As redes sociais e influenciadores alinhados com os valores ESG podem também desempenhar um papel fundamental nesse processo.”, completa.

É crucial que as empresas demonstrem um compromisso autêntico com o ESG, integrando essas práticas ao seu propósito de marca de forma genuína e constante. “O greenwashing prejudica a confiança dos consumidores, mas ações concretas e consistentes podem ajudar a reconquistar essa confiança e estimular a adoção de práticas mais conscientes na hora da compra”, finaliza Bethlem.

Se as empresas adotarem essas soluções, poderão não só melhorar a percepção dos consumidores sobre a importância do ESG, mas também contribuir para um futuro mais sustentável e responsável no mercado de consumo.
 

Tags: CapitalismoCapitalismo Consciente BrasilESG
Anterior

Justiça determina o registro de empresa de fomento mercantil no CRA

Próximo

Marca promete democratizar o consumo do chocolate saudável

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital
Legislação

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

por Thaïs Grandisoli

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem, em 15 de maio, um...

Leia maisDetails
Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

Dia Mundial da Reciclagem: para onde vai o papel-moeda descartado por erros de impressão, controle de qualidade ou defeitos?

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante global de alimentos

Próximo
Marca promete democratizar o consumo do chocolate saudável

Marca promete democratizar o consumo do chocolate saudável

Design e funcionalidade conquistam consumidores de alto padrão 

Design e funcionalidade conquistam consumidores de alto padrão 

Transações feitas com Pix crescem 61% no primeiro semestre do ano

Transações feitas com Pix crescem 61% no primeiro semestre do ano

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.