Carrefour Brasil investe R$ 28 milhões no combate ao desmatamento

Instituições receberão aporte que impactará a vida de mais de 6 mil pessoas

O Grupo Carrefour Brasil anunciou que investirá cerca de R$ 28 milhões em projetos destinados ao combate ao desmatamento e à conservação das florestas, por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.

Os projetos escolhidos foram selecionados para propor o uso sustentável da terra, a recuperação de áreas degradadas e para apoiar o protagonismo de comunidades locais que dependem e protegem as florestas. De acordo com a companhia, estima-se que esses projetos impactem 1,2 milhões de hectares (equivalente a oito vezes por área da cidade de São Paulo), beneficiando aproximadamente mais de 6 mil pessoas e 230 mil propr.

“Acreditamos que podemos ser um agente colaborativo para mudanças positivas e transformadoras dos sistemas alimentares. Esse é nosso compromisso, como maior varejista no país. Os projetos selecionados refletem essa visão, promovendo práticas sustentáveis, a partir de soluções inovadoras e colaborativas, restaurando ecossistemas e criando oportunidades econômicas e bem-estar para as populações locais”, afirma Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Em parceria com o Instituto Amazônia 4.0, o Grupo irá apoiar a próxima etapa do Laboratório Criativo da Amazônia (LCA), a Biofábrica 4.0. O investimento da companhia auxiliará no desenvolvimento, inovação e soluções para a cadeia de valor do cacau e do cupuaçu.

Por fim, o aporte para a The Nature Conservancy (TNC) Brasil abrange o desenvolvimento de soluções escaláveis que combatam o desmatamento na indústria de carne bovina na Amazônia e no Cerrado, visando a conformidade legal até 2025.

Nesta iniciativa, o Grupo Carrefour Brasil focará, entre outras estratégias complementares e simultâneas, na transparência da cadeia de suprimentos de gado, monitorando o movimento e a rastreabilidade individual, e no apoio à criação de centros de soluções para produtores, visando a regularização, intensificação sustentável e acesso ao crédito. 

Sair da versão mobile