Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os consumidores têm a chance de começar a fazer escolhas que realmente contribuem para a regeneração da natureza: os produtos desenvolvidos durante o Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’, promovido pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Sustainable Food Trust, estarão disponíveis para compra a partir de agora em lojas do Grupo Carrefour Brasil e Quitanda.
Com o selo “Aliado da Natureza”, todos os produtos desenvolvidos no Desafio ganham maior destaque e poderão ser facilmente identificados pelos consumidores. Alguns dos itens que estarão disponíveis para compra nas lojas dos varejistas apoiadores são: o café Apuí Agroflorestal, da Amazônia Agroflorestal; o cacau em pó da Viva Regenera; o leite de castanha da Amazônia da Cuíca; o cereal proteico à base de biomassa de aveia da Nude; o chocolate de mel de cacau da Nutricandies; e o blend proteico em pó com ingredientes da floresta amazônica, como o bacuri, taperebá e a castanha-do-Brasil, da Mahta.
Além disso, alguns dos produtos brasileiros desenvolvidos durante a campanha também poderão chegar a prateleiras internacionais, como dos mercados da rede Casa Rica, no Paraguai. Este varejista, além de disponibilizar os produtos para venda, também participou do Desafio com as suas próprias criações.
“Temos estabelecido um eixo estratégico no qual desenvolvemos produtos de economia circular aplicada, no âmbito da nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030. Esse sub-eixo de trabalho, com indicadores e objetivos anuais, nos permite medir o impacto real em nossas operações, nos aliar à comunidade e oferecer produtos inovadores, como nossa Cerveja Circular Bread Ale e o licor artesanal Licoreto, nas versões limoncello e narancello, com um impacto social e ambiental mensurável e tangível. Estamos certos de que esse é o caminho correto, em direção a um Paraguai mais sustentável”, comenta Marcelo Sabanes, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Casa Rica.
Todos os produtos foram criados com base no modelo de design circular de alimentos, que propõe a priorização de ingredientes mais diversos em espécies e culturas; o reaproveitamento de ingredientes que seriam desperdiçados; a escolha de ingredientes que geram menor impacto ambiental; e que a maioria desses sejam produzidos com práticas que regeneram a natureza. Além disso, as embalagens desses produtos devem seguir os princípios da economia circular, isto é, evitar a geração de resíduos e poluição e ser feita de materiais que possam circular na prática e em escala.
Segundo Luisa Santiago, diretora executiva para a Fundação Ellen MacArthur na América Latina, “As empresas de alimentos mostraram que é possível criar produtos que ajudam a natureza a prosperar. Agora, os varejistas vão disponibilizá-los nas prateleiras dos supermercados, tornando-os parte da rotina alimentar das pessoas. Ao comercializar esses produtos nas suas lojas, o varejo começa a mostrar que é possível colocar a economia circular no dia a dia das pessoas, que é possível tocar, cheirar, saborear os benefícios da transformação sistêmica que uma economia circular oferece. E, com isso, as escolhas dos consumidores e o dinheiro gasto no ato de consumir alimentos pode, de fato, ter um impacto positivo na natureza. Esperamos que mais varejistas coloquem os produtos Aliados da Natureza nas suas lojas e que mais empresas apliquem o design circular de alimentos para desenvolver produtos que são bons para as pessoas e para a natureza”.
“Ao disponibilizarmos os produtos com o selo ‘Aliado da Natureza’ com curadoria da Fundação Ellen MacArthur, oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de identificar e diferenciar produtos visualmente semelhantes, mas provenientes de modelos produtivos distintos e partir daí fazer escolhas conscientes, que não apenas alimentam, mas também contribuem ativamente para um futuro mais sustentável. Esta é uma das ações que o Grupo Carrefour Brasil vêm promovendo para reduzir os impactos ambientais e impulsionar as suas cadeias produtivas que compartilham valor com as comunidades locais, além de guiar o consumidor nesta importante jornada”, ressalta Julia Carlini, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“Hoje, mais de 60% das nossas compras são feitas de fornecedores locais, e cerca de 20% do nosso portfólio inclui produtos com algum tipo de certificação sustentável. Participar dessa iniciativa foi uma escolha natural para nós, porque acreditamos que o futuro da alimentação depende de modelos que respeitam os ciclos da natureza e promovem impactos positivos em toda a cadeia. Ao levar os produtos do Desafio O Grande Redesenho de Alimentos para as nossas gôndolas, reforçamos nosso compromisso com a economia circular e oferecemos aos clientes a oportunidade de consumir unindo sabor e consciência”, afirma Paula Contim, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Quitanda.