Sobral é uma cidade localizada no interior do Estado do Ceará, com população estimada de 203 mil habitantes e IDHM estimado de 0,714 em 2010. Com essas informações, podemos imaginar que se trata de uma cidade comum do interior, mas a escalada e o alavancar no investimento da educação tornou o município conhecido mundialmente e um case de sucesso no quesito educação escolar.
Por quase duas décadas, Sobral tem investido fielmente no ensino e isso transparece quando números são analisados. Em 2005, Sobral obteve 4,5 no índice Ideb, que representa os primeiros anos de ensino (do o 1º ao 5º ano de ensino). Em 2017, a nota do índice saltou para 9.1, um crescimento de 4,6 em 12 anos de investimentos. Para uma breve comparação, a média nacional do Ideb em 2017, foi de 5,8, evidenciando a grandeza da nota atingida pelo município do Ceará.
Dados do IBGE, apontam que a taxa de escolarização de Sobral é de 97,9%, ou seja, 97,9% dos habitantes entre 6 e 14 anos estão frequentando a escola. Esse investimento na base de ensino permite que o município alcance índices tão satisfatórios.
Mas os resultados de Sobral não param por aí. Em relação aos anos finais do ensino fundamental, que representam do 6º ao 9º ano de ensino, a nota do município foi 7.2 em 2017, resultado novamente bastante superior à média nacional, de 4.7. Esses números fazem com que, atualmente, Sobral seja a cidade do país com as maiores notas no Ideb quanto ao Ensino Fundamental.
O investimento contra e evasão escolar é um dos métodos utilizados pelos gestores para que a educação se mantenha com excelência. Conforme os dados de 2020 abaixo:
Os autores, André Loureiro e Louisee Cruz, elaboraram um relatório para o Banco Mundial chamado “Alcançando um Nível de Educação de Excelência em Condições Socioeconômicas Adversas: O Caso de Sobral”, onde identificam os primeiros passos da gestão da educação de Sobral para atingir o êxito. Fato é que antes de focar na alfabetização, foi necessário realizar duas mudanças consideradas primordiais no sistema educacional do município: a reorganização da rede municipal escolar e a criação de um plano de carreira para os profissionais do magistério.
Toda essa reorganização exigiu decisões difíceis por parte da administração pública que implicaram em resistência dos pais de alunos e professores da rede municipal. A primeira delas foi o fechamento de escolas sem infraestrutura adequada, agrupando-as a unidades de ensino maiores, onde as crianças passaram a ir de transporte escolar. Por conta disso, os pais sentiram certo descontentamento inicial devido seus filhos estudarem mais distante de casa, mas através de
iniciativas de diálogo proporcionada pela administração pública vigente com os pais e responsáveis, foram expostos os pontos que levaram a tais decisões e atitudes, mostrando que o intuito era de elevar o nível da oferta da qualidade do ensino para seus filhos como: melhoria da merenda escolar, a infraestrutura das escolas e a eliminação das salas multisseriadas (alunos de idades e níveis educacionais diversos instruídos por um mesmo professor).
A infraestrutura foi um dos principais investimentos que obteve, pois uma escola bem estrutura impulsiona o desenvolvimento de alunos e professores.
O sucesso desse caso se baseou em quatro pilares, são eles:
- Uso efetivo das avaliações de desempenho dos alunos, através da aplicação de provas municipais padronizadas e focadas em medir o desempenho de competências dos alunos, além daquelas aplicadas pelas escolas.
- Currículo com foco e com uma sequência clara de aprendizado, priorizando as habilidades fundamentais, construído com a participação da comunidade.
- Professores preparados e motivados, através de seleção meritocráticas, formação contínua e incentivos financeiros atrelados a resultados.
- Gestão escolar autônoma e responsável, novamente, com diretores escolares nomeados por meio de critérios seletivos técnicos e meritocráticos.
No ano de 2023, o estado atingiu a primeira posição no ranking de cidades mais bem avaliadas em qualidade de educação, conforme o ranking abaixo: