Com a ideia de oferecer uma antecipação de recebíveis de aluguel aos proprietários, a Cashgo tem conquistado espaço no mercado. O objetivo da startup chamou a atenção de ex-membros do Bradesco BBI, BMG e Banco Pan, que desde o início integram o desenvolvimento do Conselho de Administração da empresa. José Luiz Acar, CEO do Banco Pan, Sergio Clemente, CEO do Bradesco BBI, João Geo Neto, CEO da seguradora Pottencial e Daniel Prado, fundador da NAU Capital, são alguns dos investidores mais experientes da startup.
A antecipação de aluguel é uma cessão de recebíveis futuros, ou seja, uma forma de crédito rápida e segura para locadores que possuam um contrato de aluguel via imobiliária. Nesta modalidade o proprietário de imóvel recebe à vista o valor do seu contrato de aluguel e os descontos passam ser feitos diretamente nos aluguéis futuros até a quitação total do valor antecipado, sem boletos, vencimentos. A antecipação de aluguel tem amparo na lei sendo uma opção de crédito vantajosa para locadores de imóveis, desde que seja realizada por uma empresa especializada
Fundada em 2021, por João Victor Palhares, ex-diretor executiva da VNI, e Luidi Andrade, ex-gerente de desenvolvimento de software do Mercado Livre, a Cashgo oferece um produto de crédito que adianta ao locador de um imóvel até 24 meses de seus recebíveis, com um limite de 90% do aluguel mensal. A empresa concorre com outros produtos financeiros oferecidos por bancos, porém suas taxas são semelhantes, principalmente aos juros de empréstimos consignados com base no salário, limitados a 35% da renda mensal.
Para construir sua base de dados, a empresa contactou uma estratégia de parceria com grandes imobiliárias, afim de prospectar clientes e contar com a ajuda da imobiliárias para receber os dados necessários. Isso fomenta o trabalho da imobiliária, que acaba se tornando um um canal de vendas e ganha competitividade no mercado. Para otimizar o fluxo de dados recebidos, a startup em estabelecido integrações com as principais plataformas de gestão empresarial (ERPs) adotadas por imobiliárias no setor de aluguéis, visando criar uma barreira de entrada contra novas empresas interessadas em fornecer o mesmo serviço.
Atualmente, a empresa tem uma presença mais robusta no interior, onde as imobiliárias têm alcançado maior penetração do produto de crédito e melhores taxas de conversão. Atualmente, a média do valor dos aluguéis, que servem como base para a antecipação do empréstimo, está entre R$ 1.500 e R$ 1.700. Essas regiões têm demonstrado maior engajamento, resultando em uma ampla atuação da empresa.