Conceito criado nos anos 1950 nos Estados Unidos, o casual dining surgiu para a categoria de restaurantes que estão entre “fast food” e “fine dining”. No modelo casual, os clientes podem apreciar bons pratos e sabores, viver uma experiência imersiva, porém em valor mais acessível do que as opções muito glamurosas. Entre as vantagens para o consumidor, estão o atendimento mais rápido que os restaurantes da linha fine dining, porém com ambiente mais agradável e cardápio mais amplo (muitas vezes até com bebidas) do que a versão fast food.
Em novembro, uma pesquisa do Mosaiclab para o Instituto Foodservice Brasil identificou que no pós-pandemia o público busca se reconectar com o presencial. Por isso, o consumo on premise (no local) é preferência para 45% das pessoas, enquanto outros 40% optam pelo take away. O restante acontece por quem já está em casa (delivery). “2023 foi o ano de retomar a vida plenamente. A experiência de um jantar casual com família e amigos, comemorar um aniversário, formatura ou até um noivado, fica melhor quando acontece sem pressa, num ambiente com o qual o grupo se identifica”, conta Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Antaris Franchising.
Confira abaixo duas holdings de food service que faturam acima de R$ 150 milhões por ano e suas marcas de casual dining.
Veja alguns exemplos de holdings que faturam com esse conceito:
Antaris Franchising
Holding fundada em 2021 por Antonio Augusto Ribeiro de Souza, empresário com três décadas de experiência no ramo de alimentação. Detentora das redes internacionais de casual dining, o Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, e o Dickey’s Barbecue Pit, rede americana especializada em churrasco ao estilo texano, a holding possui ainda outras duas marcas nacionais e está presente em 10 estados brasileiros com mais de 50 lojas. Operando franquias e joint ventures, o grupo prevê fechar 2023 com faturamento de R$ 150 milhões.
Johnny Rockets
Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$ 5 bilhões por ano no mundo, a marca americana pretende fechar 2024 com 60 restaurantes no Brasil. As lojas possuem temática dos anos 1950 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos. Com diferentes portes de loja para adequar-se a cidades grandes e médias, o Johnny Rockets oferece modelos com investimento a partir de R$ 960 mil, faturamento médio mensal de R$ 350 mil e lucratividade média de 15% ao mês.
Dickey’s Barbecue Pit
Maior rede de churrasco do mundo, o Dickey’s Barbecue Pit foi criado há 82 anos no Texas e atualmente chega a 650 unidades pelo mundo. Conquistando todos que apreciam o american barbecue – estilo de churrasco defumado lentamente em baixa temperatura e com temperos locais, o restaurante demanda investimento inicial a partir de R$ 1,4 milhão e registra faturamento médio de R$ 300 mil ao mês, com lucratividade média mensal entre 10% e 15%.
Grupo Impettus
O Grupo Impettus é o maior grupo de bares do Brasil. A holding foi fundada pelo empresário Leandro Souza, que ficou conhecido como o “Rei do espetinho”, após tornar o Espetto Carioca, sua primeira marca, em um grande sucesso. Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a empresa conta com mais de 90 bares espalhados pelo Brasil, em seis estados. Atualmente, detém o Espetto Carioca, rede com ambiente sofisticado, especializado em espetinhos; o Mané, boteco metido a chique, com ambiente e gastronomia sofisticada; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e o Bendito, especializado em cookies, brownies e cafés, além do frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG. Para 2023, o grupo espera um incremento de 25% no faturamento com relação ao ano passado – o que representa R$ 250 milhões.
Espetto Carioca
Com mais de 55 unidades em seis estados do país e projeção de encerrar 2023 com faturamento superior a R$ 150 milhões, a rede de bares e restaurantes especializada em espetinhos só cresce, espalhando o lifestyle carioca nas regiões em que atua. Tem um cardápio variado, com mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas e com uma cartela exclusiva de drinks sensoriais. Conta com sete modelos de negócios, sendo os de bares e restaurantes destinados a espaços de 90 m² a 300 m², com investimentos a partir de R$ 740 mil e faturamento mensal esperado entre R$ 250 mil e R$ 400 mil.
Mané
Criada em 2019, a rede de botecos metido a chique espera alcançar R$ 65 milhões em faturamento em 2023. Ela oferece aos clientes experiências gastronômicas únicas, por meio de um ambiente despojado, gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura raiz de boteco. O cardápio revela uma gastronomia gourmet e foi criado com o apoio de renomados chefs brasileiros, que entregaram mais de 40 opções de pratos e petiscos e por premiados mixologistas, que souberam dar a cara do Mané até nos drinks. A marca dispõe de dois modelos de botecos (70 m² e 150 m²) e para obter a franquia é necessário investimento a partir de R$ 548 mil, com expectativa de faturamento em torno de R$ 200 mil por mês.
Buteco Seu Rufino
Desde 2022 a rede, famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus, maior holding de bares do Brasil. Com mais de 10 unidades, é um boteco raiz de família para família e oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquias que variam entre 70 m² e 150 m², com investimentos a partir de R$ 400 mil e faturamento médio mensal de R$ 150 mil.