Casual Dining: conheça o conceito que conquistou o food service

Conceito criado nos anos 1950 nos Estados Unidos, o casual dining surgiu para a categoria de restaurantes que estão entre “fast food” e “fine dining”. No modelo casual, os clientes podem apreciar bons pratos e sabores, viver uma experiência imersiva, porém em valor mais acessível do que as opções muito glamurosas. Entre as vantagens para o consumidor, estão o atendimento mais rápido que os restaurantes da linha fine dining, porém com ambiente mais agradável e cardápio mais amplo (muitas vezes até com bebidas) do que a versão fast food

Em novembro, uma pesquisa do Mosaiclab para o Instituto Foodservice Brasil identificou que no pós-pandemia o público busca se reconectar com o presencial. Por isso, o consumo on premise (no local) é preferência para 45% das pessoas, enquanto outros 40% optam pelo take away. O restante acontece por quem já está em casa (delivery). “2023 foi o ano de retomar a vida plenamente. A experiência de um jantar casual com família e amigos, comemorar um aniversário, formatura ou até um noivado, fica melhor quando acontece sem pressa, num ambiente com o qual o grupo se identifica”, conta Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Antaris Franchising. 

Confira abaixo duas holdings de food service que faturam acima de R$ 150 milhões por ano e suas marcas de casual dining

Veja alguns exemplos de holdings que faturam com esse conceito:

Antaris Franchising 

Holding fundada em 2021 por Antonio Augusto Ribeiro de Souza, empresário com três décadas de experiência no ramo de alimentação. Detentora das redes internacionais de casual dining, Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, e o Dickey’s Barbecue Pit, rede americana especializada em churrasco ao estilo texano, a holding possui ainda outras duas marcas nacionais e está presente em 10 estados brasileiros com mais de 50 lojas. Operando franquias e joint ventures, o grupo prevê fechar 2023 com faturamento de R$ 150 milhões. 

Johnny Rockets

Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$ 5 bilhões por ano no mundo, a marca americana pretende fechar 2024 com 60 restaurantes no Brasil. As lojas possuem temática dos anos 1950 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos. Com diferentes portes de loja para adequar-se a cidades grandes e médias, o Johnny Rockets oferece modelos com investimento a partir de R$ 960 mil, faturamento médio mensal de R$ 350 mil e lucratividade média de 15% ao mês.

Dickey’s Barbecue Pit

Maior rede de churrasco do mundo, o Dickey’s Barbecue Pit foi criado há 82 anos no Texas e atualmente chega a 650 unidades pelo mundo. Conquistando todos que apreciam o american barbecue – estilo de churrasco defumado lentamente em baixa temperatura e com temperos locais, o restaurante demanda investimento inicial a partir de R$ 1,4 milhão e registra faturamento médio de R$ 300 mil ao mês, com lucratividade média mensal entre 10% e 15%.

Grupo Impettus 

O Grupo Impettus é o maior grupo de bares do Brasil. A holding foi fundada pelo empresário Leandro Souza, que ficou conhecido como o “Rei do espetinho”, após tornar o Espetto Carioca, sua primeira marca, em um grande sucesso. Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a empresa conta com mais de 90 bares espalhados pelo Brasil, em seis estados. Atualmente, detém o Espetto Carioca, rede com ambiente sofisticado, especializado em espetinhos; o Mané, boteco metido a chique, com ambiente e gastronomia sofisticada; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e o Bendito, especializado em cookies, brownies e cafés, além do frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG. Para 2023, o grupo espera um incremento de 25% no faturamento com relação ao ano passado – o que representa R$ 250 milhões. 

Espetto Carioca

Com mais de 55 unidades em seis estados do país e projeção de encerrar 2023 com faturamento superior a R$ 150 milhões, a rede de bares e restaurantes especializada em espetinhos só cresce, espalhando o lifestyle carioca nas regiões em que atua. Tem um cardápio variado, com mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas e com uma cartela exclusiva de drinks sensoriais. Conta com sete modelos de negócios, sendo os de bares e restaurantes destinados a espaços de 90 m² a 300 m², com investimentos a partir de R$ 740 mil e faturamento mensal esperado entre R$ 250 mil e R$ 400 mil.

Mané


Criada em 2019, a rede de botecos metido a chique espera alcançar R$ 65 milhões em faturamento em 2023. Ela oferece aos clientes experiências gastronômicas únicas, por meio de um ambiente despojado, gourmet e sofisticado, mas sem perder a cultura raiz de boteco. O cardápio revela uma gastronomia gourmet e foi criado com o apoio de renomados chefs brasileiros, que entregaram mais de 40 opções de pratos e petiscos e por premiados mixologistas, que souberam dar a cara do Mané até nos drinks. A marca dispõe de dois modelos de botecos (70 m² e 150 m²) e para obter a franquia é necessário investimento a partir de R$ 548 mil, com expectativa de faturamento em torno de R$ 200 mil por mês.

Buteco Seu Rufino


Desde 2022 a rede, famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus, maior holding de bares do Brasil. Com mais de 10 unidades, é um boteco raiz de família para família e oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquias que variam entre 70 m² e 150 m², com investimentos a partir de R$ 400 mil e faturamento médio mensal de R$ 150 mil.

Imagem: Divulgação
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