Executivos de indústrias e empresas nacionais, internacionais, representantes de entidades, institutos, bancos, instituições financeiras e do poder público envolvidos com sustentabilidade, com foco na captura do armazenamento de carbono estão entre os palestrantes confirmados para o CCS Tech Summit, segunda edição do congresso voltado para o tema da Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), promovido pela CCS Brasil em parceria com a Interlink Exhibitions, nos dias 5 e 6 de junho, no Expo Mag, no Rio de Janeiro.
O congresso será realizado durante o Carbon Capture Expo South America, única feira nacional destinada ao setor, e que acontece paralelamente ao Hydrogen Expo South America, voltado para a cadeia produtiva do hidrogênio e da descarbonização.
“Esse congresso representa uma oportunidade ímpar para aprofundamento de conhecimento, intercâmbio de experiências e desenvolvimento de colaborações no setor de Captura e Armazenamento de Carbono, em um fórum altamente qualificado. Este evento congrega diversos atores comprometidos com a evolução contínua dos projetos de CCS como uma importante estratégia de descarbonização do país”, afirmam Isabela Morbach e Nathália Weber, cofundadoras da CCS Brasil.
Entre os grandes destaques do evento estão nomes como Niall Mac Dowell, professor de Engenharia de Sistemas de Energia do Imperial College London que já atuou como consultor para fundos de investimentos, além de já ter atuado em associações e centros de pesquisas como o Norwegian CCS Research Centre (NCCS); Claude Letourneau, CEO da Svante Technologies, fabricante canadense de soluções de captura e remoção de CO2; e Raquel Filgueiras, gerente de projetos e advisor do Innovation Norway South America, braço da agência governamental voltada para o incentivo à inovação e ao desenvolvimento da indústria norueguesa. Ainda entre os destaques estão as presenças de Heloisa Borges, diretora de Estudos para Petróleo e Gás da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de Solange David, professora e vice-presidente do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia.
O evento ainda contará com representantes da indústria brasileira e internacional como ArcellorMittal, Vallourec, Repsol e Petrobras, de instituições financeiras como BNDES, Banco BTG Pactual e do Investe SP, advogados, acadêmicos e professores, além de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Senado Federal, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e ISI Biomassa. Ainda está confirmada a presença do deputado federal Arnaldo Jardim, relator do PL Combustível do Futuro.
O evento contará com painéis que vão debater a relevância do CCS para a neutralidade de carbono no Brasil, com abordagem de experiências e colaborações internacionais de CCS, projetos de CCS na indústria e iniciativas de redução de carbono (DACS e BECCS), se aprofundar em aspectos técnicos envolvendo regulação, licenciamento ambiental, inovações tecnológicas e soluções de financiamento e incentivos a projetos, além de debater as perspectivas setoriais para o avanço do CCS e a integração do CCS na economia brasileira.
Para mais informações e inscrições no CCS Tech Summit e Carbon Capture Expo South America clique aqui.