Central de Custódia assume compromisso junto à ONU

Empresa brasileira assina carta compromisso com o Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU

NEW YORK, NY -2 MAR 2017- View of the headquarters of the United Nations (UN) in New York City. The building was designed by architect Oscar Niemeyer.

Central de Custódia, verificador de resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, renova seu compromisso com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Para isso, a empresa assinou a carta Compromisso do Movimento Conexão Circular, uma iniciativa da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU, que visa acelerar o cumprimento das metas  ODS 12 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O objetivo do Movimento Conexão Circular é apoiar empresas para que estabeleçam metas ambiciosas em suas estratégias de negócio, considerando também a cadeia de fornecedores e o engajamento com stakeholders.

Para Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, a circularidade das embalagens de produtos pós-consumo, a inclusão social e a geração de renda para catadores e catadoras de recicláveis e a segurança dos processos de logística reversa sempre foram compromissos da Central de Custódia. “Ao assinar a carta de adesão, ao Movimento, queremos contribuir para que o Brasil atinja o índice zero de resíduos sólidos descartados irregularmente em aterros sanitários até 2030, com a implementação de modelos de negócios 100% circulares”, explica Bernardes.

O Pacto Global é uma iniciativa da Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A Central de Custódia é a primeira empresa brasileira que atua com rastreabilidade e verificação de resíduos a integrar o Pacto Global das Nações Unidades. Com a criação dos ODS, o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

A rastreabilidade e a verificação de resíduos, principal atividade da Central de Custódia, colaboram diretamente com o cumprimento dos ODS da ONU. Dentre os objetivos que pautam a Agenda 2030, o objetivo 12 visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes. Quanto aos resíduos sólidos, este ODS pode ser alcançado através da redução da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, tanto no consumo como na produção.

Sair da versão mobile