O presidente-executivo do Walmart no México e América Central, Ignacio Caride, anunciou sua renúncia ao cargo e ao conselho de administração após pouco mais de um ano na função. A decisão, comunicada na sexta-feira, pegou analistas de surpresa.
Cristian Barrientos Pozo, atual CEO do Walmart Chile e ex-vice-presidente sênior de operações do Walmart no México, assumirá a posição de presidente-executivo interino. Barrientos Pozo tem mais de 26 anos de experiência em varejo, com histórico em expansão, abertura de lojas e transformação digital, segundo a empresa. A Walmex, como é conhecida a unidade, opera as bandeiras Walmart, Sam’s Club e Bodega Aurrera em seis países e é a maior varejista do México.
A renúncia de Caride ocorre em um momento delicado para a empresa. Em julho, a Walmex reportou uma queda de 10% no lucro líquido do segundo trimestre, citando uma recuperação mais lenta dos gastos do consumidor. Analistas do JPMorgan e do Santander veem a mudança de liderança como uma oportunidade.
“As preocupações dos investidores têm crescido em torno do enfraquecimento da execução do varejo no ano passado, com resultados ruins”, disseram analistas do JPMorgan em nota. Antonio Hernandez, da Actinver Research, classificou o momento como “inesperado, mas positivo”, especialmente diante da queda nas margens da empresa em um mercado altamente competitivo.
Já os analistas do Santander, embora prevejam uma possível volatilidade nas ações no curto prazo, acreditam que a experiência de Barrientos e sua familiaridade com o mercado “devem ajudar a aliviar as preocupações durante esse período de transição”. A empresa informou que um processo de recrutamento para o cargo de CEO permanente está em andamento.