O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai marcar presença no 1º Fórum de Sustentabilidade do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), que acontecerá no próximo dia 22 de maio, no Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União, em Brasília/DF. O evento é uma realização conjunta do CFC com CBPS, com a participação especial da Fundação International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS, na sigla em inglês).
A vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia, ao representar a entidade, participará do painel “Relevância e Desafios na implantação das normas”, programado para acontecer das 11h às 12h30. Na ocasião, serão discutidos tópicos relativos às normas emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Essas serão adotadas no Brasil pelo CBPS como Pronunciamentos e no CFC como Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade – NBC TDS.
Ana Tércia vai falar sobre o protagonismo dos profissionais da contabilidade na elaboração dos relatórios de sustentabilidade. Existe o entendimento, por parte do CFC, de que a elaboração e a auditoria (asseguração) devem estar sob responsabilidade técnica de um contador, ainda que o trabalho se desenvolva de forma multidisciplinar.
“A elaboração e asseguração dos Relatórios de Sustentabilidade pelos Contadores deve ser percebida como uma ampliação de competências que vai reposicionar os contadores na estrutura de compliance e governança das empresas, mais próximo da alta gestão e mais estratégico do que nunca“, comenta a vice-presidente Técnica.
Também devem participar do painel representantes das seguintes instituições: Fundação IFRS, Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec Brasil), B3, Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec).