Chamada pública gratuita para artistas de todo o país que desejem ter suas obras no Cerrado Mapping Festival 2024

Da Redação

De 29 a 31 de agosto acontece a terceira edição do Cerrado Mapping Festival com ação cultural aos pés da Serra do Espinhaço no sertão mineiro. As ruínas de da Vila têxtil de Santa Bárbara, construída em 1889, receberão projeções mapeadas e seu projeto poderá compor a programação.

Pioneiro em vídeo mapping no estado de Minas Gerais, o Cerrado Mapping Festival levou, na primeira edição em 2020, à Vila de Santa Bárbara, no município de Augusto de Lima no norte do estado, o trabalho de alguns dos maiores VJs do Brasil e do mundo em dois dias de espetáculo em meio ao Cerrado mineiro, com uma presença significativa de VJs mulheres.

Em 2022, junto à participação de artistas internacionais, abriu uma convocatória pública de artistas que apresentaram trabalhos sobre as tradições das comunidades indígenas e negras, no Brasil, ligadas ao direito à ancestralidade, à terra e formas de resistência. Junto às projeções mapeadas tiveram instalações como o Zootropo que remete aos primórdios do início do cinema e uma instalação fotográfica com imagens da “Missão São Francisco” que percorre os sertões de Minas Gerais, Pernambuco e Alagoas.

Nesta edição de 2024, o Cerrado Mapping Festival abre chamada para artistas visuais brasileiros que desejam ter suas obras projetadas na fachada da ruína da fábrica têxtil de Santa Bárbara. Construída em 1889 a fábrica em ruínas é um monumento histórico dos primórdios da industrialização em Minas Gerais, situada no município de Augusto de Lima, norte de Minas Gerais. 

O conceito desenvolvido nesta edição é “Água, fonte de vida”, um alerta para a preservação dos mananciais de água e bacias hidrográficas do Cerrado que é o segundo maior bioma em extensão no Brasil e um dos ecossistemas mais ameaçados de todo o planeta, chamando a atenção a diversidade, a riqueza de formas e paisagens do cerrado mineiro.

⁠As inscrições estarão abertas no período de 20/06/2024, até às 23h59 do dia 15/07/2024. exclusivamente via preenchimento do formulário online: https://docs.google.com/forms/d/13s7vHlUOp2RSzItK0t7PIdypHdSneRws7aoXOGG6l2g/edit?ts=6675c596

Sair da versão mobile