As cidades da Flórida vêm passando por um grande crescimento populacional nos últimos anos, com a chegada de moradores de várias partes dos Estados Unidos e do mundo. Esse movimento está transformando as áreas urbanas, criando uma demanda maior por moradias, serviços e melhorias na infraestrutura. O mercado imobiliário está aquecido, e novos bairros e áreas comerciais estão surgindo para atender essas necessidades.
Um estudo da University of Florida baseado nos dados do U.S. Census Bureau mostra que o estado teve um crescimento de 1,9% na população entre 2022 e 2023, o que o colocou no topo do ranking de crescimento populacional pela primeira vez desde 1957. Cidades como Miami, Orlando e Tampa estão no centro dessa expansão, recebendo boa parte dos novos moradores. Com isso, os desafios para infraestrutura são grandes, mas também surgem novas oportunidades para investidores.
Leandro Sobrinho, sócio da Davila Finance, empresa gestora de investimentos imobiliários na região central da Flórida, destaca o impacto econômico dessa mudança. “A chegada de tantas pessoas gera uma pressão por novos projetos, como estradas e sistemas de transporte público. Para quem investe, esse é o momento ideal para ampliar os portfólios, principalmente em projetos imobiliários que ofereçam moradias de médio e alto padrão”, afirma.
Oportunidades de lucros no médio e longo prazo
Com o aumento da população, algumas das maiores cidades da Flórida estão acelerando projetos de mobilidade, saneamento e energia. A necessidade de novos bairros e centros comerciais impulsiona a construção civil, que encontra um ambiente favorável para crescer. Investidores atentos estão aproveitando para expandir em regiões estratégicas.
Thiago Davila, também sócio da Davila Finance, aponta que a infraestrutura sólida da Flórida tem sido indispensável para minimizar os danos causados por eventos meteorológicos como o furacão Milton. Com sistemas robustos de transporte e energia, as cidades conseguem se recuperar mais rápido. “A preparação e a infraestrutura do estado são exemplos de como investimentos em mobilidade e redes elétricas têm ajudado a proteger as cidades contra tempestades severas, permitindo uma recuperação mais ágil. Esse cenário também reforça a importância de novos projetos”, pontua o especialista.
Além disso, o governo local tem oferecido incentivos para melhorar a qualidade de vida e atrair mais moradores. “A Flórida vive um momento muito bom para quem quer investir em imóveis. O estado está crescendo, e quem souber identificar as melhores regiões vai ter ótimos retornos no médio e longo prazo”, explica Leandro Sobrinho.
Adaptação das cidades e novas demandas
As cidades estão se reorganizando para receber tanta gente. Novos projetos imobiliários estão buscando ser mais sustentáveis, atendendo às necessidades da população e protegendo os recursos naturais da região. São melhorias de longo prazo que atendem àqueles que não visitam a Flórida apenas durante o verão ou para passear nos parques temáticos.
Thiago Davila destaca que os novos empreendimentos precisam acompanhar as expectativas dos novos moradores. “As pessoas buscam qualidade de vida, bons serviços e fácil acesso ao que precisam. Além disso, a sustentabilidade também está no radar de quem está construindo esses espaços, considerando que boa parte da nova população é jovem e mais conectada às demandas do planeta”, comenta.
O rápido crescimento também traz desafios para saúde, educação e segurança. Leandro Sobrinho acredita que o segredo está no equilíbrio. “Esse cenário vem se delineando já há alguns anos, não surgiu da noite para o dia. Portanto, os condados tiveram bastante tempo para se adaptar às demandas maiores para alguns serviços. Por outro lado, um volume grande de moradores traz mais contribuição para o estado, voltando a posicionar a Flórida como um hub de inovação”, conclui.
Com a nova realidade urbana da Flórida, oportunidades que antes não existiam se tornam irresistíveis – tanto de uma moradia cercada de bons serviços e segurança, quanto de investimentos com bons retornos.