Para acelerar a ação dos governos, das empresas, das finanças, das autoridades locais e da sociedade civil, e ouvir os “pioneiros e executantes”, o Secretário-Geral das Nações Unidas convocou uma Cimeira sobre a Ambição Climática na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em 20 de setembro de 2023. Os três principais temas das sessões são: Credibilidade do zero líquido, realização da justiça climática e acelerar a descarbonização.
A Cimeira representa um marco político fundamental para demonstrar que existe uma vontade coletiva mundial de acelerar o ritmo e a escala de uma transição justa para uma economia mundial mais equitativa, baseada nas energias renováveis e resiliente às alterações climáticas.
Os danos causados pela crise climática já são extensos e as emissões globais de gases com efeito de estufa continuam a atingir níveis recorde. O mundo precisa de reduções imediatas e profundas das emissões, agora e ao longo das próximas três décadas, para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e evitar os piores impactos.
A cimeira foi um aceno do Secretário Geral da ONU, António Guterres à crescente frustração dos países pequenos e mais pobres pelo fato da guerra estar a distraindo as nações mais ricas das promessas que fizeram de ajudar os países em desenvolvimento, a maioria dos quais tem pouca responsabilidade pelas emissões que aquecem o planeta, a gerir os riscos das alterações climáticas e a fazer a transição para as energias renováveis.
Dos quatro maiores emissores mundiais, apenas a União Europeia foi convidada a intervir na cimeira. Os principais líderes da China e da Índia, que são também os países mais populosos do mundo, não participaram nas reuniões das Nações Unidas desta semana, muito menos na reunião sobre o clima, o que reforça a sensação de que o organismo mundial está enfrentando uma crise de confiança sob o peso de emergências globais em cascata.
O único representante dos Estados Unidos convidado a intervir foi o governador Gavin Newsom, da Califórnia, que aprovou uma série de medidas relativas ao clima e anunciou recentemente que a Califórnia iria processar as grandes petrolíferas, acusando-as de anos de campanhas de desinformação.
O tom de muitos dos discursos proferidos na cimeira sobre o clima, na quarta-feira, foi de esperança, apesar de aludir ao custo cada vez mais visível da inação em situações de emergência provocadas pelo clima em todo o mundo.
Dados gerais da Cimeira: https://www.un.org/climatechange/climate-ambition-summit?gclid=Cj0KCQjw06-oBhC6ARIsAGuzdw2PUqEFM-QFWtya11_U_S8oxsK010dnv0GUEKh-QZxUa-4VK1bE558aAszLEALw_wcB