Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships e prevê expansão da marca

Crédito: Celia Muraca

Com mais de 15 anos de experiência nos setores de marketing e publicidade, sendo quase oito deles na Meta, Thiago Custódio deixa a empresa de tecnologia e, agora, passa a se dedicar integralmente ao Coala Music e assume a posição de Head of Partnerships. O executivo paulistano é um dos sócios do Coala Festival, evento anual criado em 2014, em São Paulo, que deu origem ao ecossistema Coala. Thiago cooperou ao longo da última década para consolidar a marca de música com foco na área comercial.

“Enquanto executivo da Meta, consegui estabelecer boas relações com a indústria; e esse tempo lá também me trouxe uma narrativa comercial e de processos muito forte. O meu desafio agora é posicionar o Coala Music como um parceiro estratégico para as indústrias e criar novas linhas de receita”, explica Custódio. Thiago participou das principais negociações com empresas que, inclusive, caminham ao lado do festival até hoje, como Jameson e o grupo Heineken. A transição de carreira se dá pela abertura de novas frentes de negócio dentro do ecossistema Coala Music. “A edição do Coala Festival em Portugal, a estruturação do nosso escritório e a criação do Festival GIGANTES, em parceria com o BK’, foram fatores que me fizeram entender que estava na hora de mudar e colocar mais energia neste lado”, diz.

A história de Thiago com o Coala Festival começou junto com os sócios Gabriel Andrade, Guilherme Marconi e Christiano Pix. Eles expandiram a ideia do evento e o tornaram um organismo contínuo de música. “Muitos festivais focados na música brasileira surgiram e seguem aparecendo não só em São Paulo, mas em outras cidades brasileiras. Gosto de ver essa cena crescendo e ter a certeza de que fizemos parte desse movimento inicial”, pontua.

Além do evento anual no Memorial da América Latina, o ecossistema Coala Music também conta com o Coala Studios, que realiza consultoria estratégica, produção de conteúdo e de eventos para além do festival; e o Coala Records, uma gravadora independente focada em artistas emergentes da nova música brasileira. Nesta frente, já foram lançados discos como Mil Coisas Invisíveis (2022), de Tim Bernardes; Casas (2018), de Rubel; e SIM SIM SIM (2022), do grupo Bala Desejo, vencedor do GRAMMY Latino na categoria “Melhor Álbum Pop em Português”.

O ecossistema também opera o Coala MGMT, um núcleo de gerenciamento de carreira de artistas com o rapper BK’ como principal nome; o Coala TV, que  consiste em um canal de conteúdo digital no YouTube para todas as produções audiovisuais da marca; e, por fim, a AKQA Coala.Lab, reconhecida por ser uma joint venture criativa focada na música global e por unir os universos culturais do Coala e da agência internacional de publicidade AKQA, tornando essa frente um verdadeiro laboratório de criatividade. O curta que acompanha o disco Bluesman (2018), de Baco Exu do Blues, criado pelo artista em parceria com a AKQA Coala.Lab, venceu o Grand Prix do Cannes Lions na categoria entretenimento para música.

Thiago Custódio enxerga inúmeras possibilidades no setor de música. Em 2024, o mercado fonográfico no Brasil faturou R$ 3,4 bilhões e cresceu 21,7%, segundo o relatório anual “Mercado Brasileiro de Música”, realizado pela associação Pró-Música. “As pessoas conhecem o festival, mas as marcas e o mercado fora da bolha não sabem que somos uma gravadora, temos grandes cases com marcas e fazemos projetos customizados”, afirma Thiago. “Como Head of Partnerships, vou olhar para as frentes de patrocínio de todos os nossos produtos proprietários, além de buscar novos negócios e o desenvolvimento da empresa como um todo”, completa. 

“A chegada do Thiago Custódio marca um novo capítulo para o Coala Music. Como sócio, ele já é parte fundamental da nossa história — e agora assume um papel central no fortalecimento das conexões entre o festival, as marcas e os parceiros que compartilham dos nossos valores. Estamos muito animados com esse novo ciclo”, afirma Gabriel Andrade, sócio e curador do Coala Festival.

É previsto também que a 11ª edição do evento bata um recorde de patrocínios em 2025. Marcado para os dias 5, 6 e 7 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Coala Festival é apresentado pela Amstel, tem a Elo como meio de pagamento oficial, conta com o apoio de Vibes e tem Red Bull como energético oficial. 

Sair da versão mobile