A 25ª edição do Festival de Verão se destacou não apenas pelas atrações, mas pelo êxito na correta destinação de cerca de 4 toneladas de resíduos para reciclagem – o dobro do montante registrado na edição de 2023. O resultado positivo faz parte das iniciativas sustentáveis conduzidas pela Coca-Cola Brasil, em parceria com o fabricante da região, Solar Coca-Cola, que levaram ao evento a Tenda Sustentável.
Com o apoio de 60 catadores da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) foi possível fazer a correta coleta e destinação dos materiais recicláveis. No local, além do público poder acompanhar em tempo real o processo de separação, era também possível trocar resíduos plásticos por brindes exclusivos e experiências da marca.
“Essa ação não seria possível sem o apoio dos nossos parceiros e, claro, o engajamento do público. E estamos orgulhosos do resultado alcançado neste ano”, destaca Katielle Haffner, Diretora de ESG para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola.”Reforço que, ações como essa, fortalecem o nosso objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável e está alinhado a nossa visão de um “Mundo Sem Resíduos”, no qual temos, entre as metas, dar destinação adequada a 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030”, finaliza a executiva.
Além de fortalecer a conexão e conscientização dos consumidores, a Tenda Sustentável instalada traz o protagonismo para os trabalhadores de reciclagem e minimiza os impactos ambientais. Os pilares são trabalhados também por meio do Recicla Solar, programa de fomento ao desenvolvimento da cadeia da reciclagem da Solar Coca-Cola, com apoio da Coca-Cola Brasil, para a ampliação da coleta e reciclagem de PET contribuindo para a visão de um Mundo Sem Resíduos da The Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de, até 2025, ter 50% de material reciclado compondo as embalagens produzidas pela companhia e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que são colocadas no mercado.
O projeto tem contribuído ainda para a geração de empregos, dando protagonismo aos catadores, e ainda assume papel de liderança no crescente fomento à circularidade desses produtos em toda a região em que a Solar Coca-Cola atua, o que corresponde a 70% do território do País.