Coca-Cola Brasil e Sebrae investem R$ 2 milhões para fortalecer o empreendedorismo feminino

O Amazônia Empreendedora é uma extensão regional do programa Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio e foi lançado durante a COP 30. Divulgação Coca-Cola Brasil

Pequenos bares e restaurantes são parte essencial do comércio de Belém, preservando a cultura e identidade gastronômica da região. Para fortalecer esse ecossistema e ampliar oportunidades para mulheres empreendedoras na Amazônia, o Sistema Coca-Cola Brasil e o Sebrae anunciam um investimento de R$ 2 milhões em dois anos no desenvolvimento do programa Amazônia Empreendedora: Bioeconomia e Protagonismo Feminino.

A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae, a Comerc Energia – empresa de soluções em energia e descarbonização da Vibra – e a Secretaria de Estado de Bioeconomia, combina capacitação técnica, tecnologias inovadoras e soluções em energia limpa para gerar impacto social e ambiental nos pequenos negócios da região.

A parceria com o Sebrae, que já acontece desde antes da pandemia com foco no fortalecimento do pequeno varejo, vem se intensificando nos últimos anos e, em 2025, ganhou ênfase na atuação da instituição no Norte do país. O metafunding que viabilizou esta etapa do programa foi articulado pelo Sebrae Nacional, cabendo ao Sebrae Pará a execução local.

“Acreditamos no poder transformador do empreendedorismo feminino e na força da Amazônia como polo de bioeconomia. Com o Amazônia Empreendedora, e ao lado de parceiros estratégicos, queremos ampliar oportunidades, fortalecer negócios e garantir mais autonomia e novos mercados para as empreendedoras”, afirma Katielle Haffner, Diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola para Brasil e Cone Sul.

O Amazônia Empreendedora é uma extensão regional do programa Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio, que apoia empreendedores de diferentes áreas — em especial mulheres, ambulantes e negócios de alimentação. Criada em 2022, a plataforma já beneficiou mais de 156 mil pessoas em todo o país com formações gratuitas, mentorias e acesso a ferramentas de gestão.

O Sebrae Pará será responsável pela execução local das capacitações, aproveitando sua experiência em treinamentos digitais, que já impactaram mais de 10 mil mulheres. Em Belém, a metodologia será adaptada para a realidade das empreendedoras amazônicas, com mentorias presenciais conduzidas por especialistas e chefs reconhecidos, como Esther Weyl, do restaurante Celeste.

Nesta primeira etapa, 150 mulheres estão sendo selecionadas na base de dados do Sebrae. Para as próximas turmas (2026), haverá edital público na plataforma Coca-Cola Dá um Gás no Seu Negócio, com informações sobre calendário, inscrições e conteúdos.

A Comerc Energia contribuirá com projetos de eficiência energética e acesso a cotas solidárias de energia, que podem reduzir até 20% nos custos mensais dos pequenos bares e restaurantes, estabelecimentos que hoje chegam a gastar entre R$ 1.000 e R$ 4.500 com eletricidade. Além disso, com apoio da Secretaria de Estado de Bioeconomia, o programa incluirá conteúdos técnicos alinhados à agenda da COP30.

Enquanto Belém se prepara para a primeira rodada de treinamentos, outro braço da plataforma já colhe resultados no Rio de Janeiro. Em parceria com a Aliança Empreendedora, a Coca-Cola Brasil concluiu a etapa final do projeto Um Gás para o Seu Negócio, voltado a mulheres do setor de alimentação.

Após capacitar 13 mil empreendedoras em todo o país na fase inicial, o programa realizou mentorias coletivas e consultorias individuais com 40 selecionadas. Dessas, 20 chegaram à etapa de imersão presencial, realizada no prédio da companhia, em Botafogo (RJ), ao longo de uma semana de intensas atividades práticas, conteúdos de gestão e troca de experiências.

No encerramento, cada participante recebeu R$ 3.000 para investir diretamente no seu negócio, reforçando a proposta central da plataforma: conectar, capacitar e impulsionar pequenos empreendedores para alcançarem novos patamares de sustentabilidade e crescimento.

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