Cofundador do IBGC, Lélio Lauretti, morre aos 96 anos

Economista marcou o mercado com atuação ESG

Lélio Lauretti, cofundador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e ex-professor de governança corporativa e ética empresarial, faleceu nesta segunda-feira (9), aos 96 anos, em São Paulo. O economista é uma referência ESG e foi homenageado por inúmeros colegas nas redes sociais. 

Nunca falamos tanto de ética e este é um dos legados do Lélio que devemos honrar sempre. Ele foi um precursor na discussão sobre o tema e pavimentou o caminho que nos trouxe até hoje, quando passamos a ter a integridade como um dos princípios da governança corporativa”, disse Valeria Café, diretora geral do IBGC.

O nono filho de imigrantes do norte da Itália, Lélio teve sua família construída na cidade de Casa Branca, interior de São Paulo. Em novembro de 95, Lauretti assinou a ata de constituição do Instituto, junto de Bengt Halqvist e João Bosco Lodi. Além de formado em economia, o cofundador também fez especialização na Harvard Business School.

Lauretti era uma das figuras mais respeitadas dentro do mundo corporativo, principalmente por sempre se disponibilizar para conversar e discursar sobre seus conhecimentos a respeito do que dominava: governança e ética. Em entrevista para a Revista RI, Lélio afirmou que o segredo para se manter saudável e disposto para atender clientes, mesmo aos 90 anos, é “planejamento, disciplina, respeito (a todos e tudo) e foco”.

Não faço propaganda em causa própria. Construí, ao longo de minha carreira de muitos anos no mercado financeiro (Banespa e Banco do Brasil) e, através de minha Corretora Novo Norte, muitos relacionamentos, que fortaleceram a confiança em meu trabalho”, disse Lélio, que completa: “tenho rigoroso controle de minha agenda, para que todos os compromissos profissionais possam ser cumpridos conforme o planejado, sem interferirem em minha rotina pessoal, pela qual tenho muito apreço. Destaco o foco, pois participo intensamente dos assuntos em que me aprofundei através da academia e praticando. Não navego em águas rasas”.

O Portal Business Moment presta condolências à família e amigos da lenda Lélio Lauretti.

Sair da versão mobile