Promovida pelo governo federal, a Conferência Nacional de Educação teve início no domingo, 28, e se estende até dia 30. Seu enfoque é elaborar diretrizes ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), 2024-2034. O evento é realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, em Brasília (DF), e conta com a participação de delegados dos 26 estados e do Distrito Federal.
A etapa nacional da Conae reúne cerca de 2,5 mil pessoas, incluindo sociedade civil, representantes de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.
Os objetivos específicos da Conae incluem a avaliação da implementação do atual PNE, o fornecimento de subsídios para a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e a identificação de desafios e necessidades educacionais. Adicionalmente, a conferência gerará referências que guiarão a elaboração e execução dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), promovendo a cooperação federativa em educação e o fortalecimento do regime de colaboração entre os sistemas.
A abertura oficial da conferência contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou a relevância do documento que está sendo elaborado para a melhoria do ensino brasileiro. “Nós não vamos construir um país melhor sem investir na qualidade da educação. Investir na qualidade da educação é valorizar os nossos professores”, afirmou.
Para mais informações sobre o evento, basta clicar nesse link.