A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para cima suas reflexões sobre os volumes de comércio global para este ano e indicou que uma garantia no crescimento de 3% é provável em 2025, uma vez que os conflitos no Oriente Médio sejam contidos.
O comércio global se recuperou este ano de uma queda em 2023 impulsionada pela inflação elevada e pelo aumento das taxas de juros, segundo o relatório da OMC. Em abril, o órgão de vigilância do comércio global previu um aumento de 2,6% nos volumes, que foi revisado para cima na quinta-feira para 2,7%.
“Esperamos uma recuperação gradual no comércio global para 2024, mas continuamos atentos a possíveis contratempos, particularmente a possível escalada de conflitos regionais como os do Oriente Médio”, disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em um comunicado.
A OMC também aborda as políticas investidas divergentes entre as principais economias como um risco adicional que pode impactar suas especificidades. Segundo o relatório, isso “poderia resultar em volatilidade financeira e em alterações nos fluxos de capital à medida que os bancos centrais diminuíssem as taxas de juros”, ressaltando que essa situação tornaria o serviço da dívida mais difícil para os países mais pobres.
“O impacto pode ser mais grave para os países diretamente envolvidos, mas também pode afetar indiretamente os custos globais de energia e as rotas de transporte”, finalizou a diretora-geral da OMC.