• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 16 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Comércio paulista espera injeção de R$ 16 bilhões no final do ano

Pesquisa aponta crescimento nas vendas, força do e-commerce e ticket médio de R$ 200 em todo o estado

Redação por Redação
16/12/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

Com o final do ano se aproximando, comerciantes de todo o estado de São Paulo já estão se preparando para atender o aumento esperado na demanda durante o Natal e Ano Novo. Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLSP) aponta que 77% dos lojistas esperam um crescimento de até 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Outros 22% estão mais otimistas, projetando um aumento de até 8%.

Assim, estima-se que mais de R$16 bilhões sejam injetados na economia paulista. Com uma população superior a 44 milhões de habitantes, São Paulo é um dos principais mercados consumidores do Brasil e de toda a América Latina.

Para atender a demanda crescente, 90% dos comerciantes afirmaram ter contratado até cinco funcionários temporários. Em relação às categorias de produtos mais procurados, o de vestuário e de calçados lideram a preferência dos consumidores, apontados por 80% dos entrevistados como as categorias mais vendidas. 

Outro ponto destacado pelos comerciantes é a força do e-commerce, que continua ganhando espaço. A pesquisa revelou que 70% acreditam que as vendas online estão impactando diretamente as lojas físicas. Mesmo assim, o comércio de rua e os shoppings ainda mantêm relevância, com 30% e 20% dos lojistas, respectivamente, planejando estratégias específicas para esses ambientes.

O cenário econômico, no entanto, segue como um fator de peso nas decisões de compra. Para 80% dos lojistas, a instabilidade financeira e o aumento no custo de vida têm influenciado as escolhas dos consumidores, que estão mais atentos ao preço e à relação custo-benefício.

O ticket médio esperado pelos comerciantes gira em torno de R$200, valor reflete a busca por presentes mais acessíveis em tempos de orçamento apertado. Para atrair os consumidores, muitos lojistas têm apostado em promoções, parcelamentos e campanhas que envolvem sorteios e cupons de desconto.

Tags: Comércioe-commerceMercadoSão Paulo
Anterior

B3 prevê desembolsos totais entre R$ 2,84 bi e R$ 3,22 bi em 2025

Próximo

LogPyx se destaca no Top 100 Open Startups

Redação

Redação

Leia também

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre
Mercado

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

por Jhulia Caballero

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) divulgou os resultados do Índice de Desempenho do Foodservice (IDF) referentes a junho de 2025,...

Leia maisDetails
CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

Perspectivas de resultados das Big Techs impulsionam negociações

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com esperanças de corte de juros

B3 fortalece reputação de marca e gera novos negócios com estratégia de Thought Leadership no LinkedIn

B3 tem baixa 2,3% no volume negociado em julho

Startup de IA tenta comprar o Chrome por US$ 34,5 bilhões

Startup de IA tenta comprar o Chrome por US$ 34,5 bilhões

Governo divulga lista de marcas e lotes de café impróprias para consumo

Preço do café recua no IPCA pela primeira vez em 18 meses

Próximo
LogPyx se destaca no Top 100 Open Startups

LogPyx se destaca no Top 100 Open Startups

CEO do SoftBank anunciará investimento de US$ 100 bilhões nos EUA, diz CNBC

CEO do SoftBank anunciará investimento de US$ 100 bilhões nos EUA, diz CNBC

Ozempic e Wegovy são medicamentos injetáveis que utilizam o princípio ativo semaglutida, pertencente à classe dos agonistas do receptor GLP-1.

Novo Nordisk investe US$ 1,2 bilhão em nova fábrica de medicamentos

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.