A Comissão Europeia propôs a imposição de tarifas de 25% sobre uma série de produtos norte-americanos como retaliação às medidas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio. A informação consta em um documento obtido pela Reuters nesta segunda-feira.
De acordo com o texto, parte dessas tarifas entrará em vigor no dia 16 de maio, enquanto a segunda etapa das medidas está prevista para 1º de dezembro. A ação marca mais um capítulo da crescente tensão comercial entre Estados Unidos e União Europeia, com potenciais impactos sobre diversos setores da economia global.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia está aberta ao diálogo com os Estados Unidos em relação às tarifas comerciais impostas pelo governo de Donald Trump. No entanto, ela deixou claro que o bloco está igualmente preparado para responder com medidas de retaliação.
Ela afirmou que a União Europeia vai criar uma “força-tarefa de vigilância de importações” e que o bloco vai fortalecer o seu mercado único em resposta às tarifas americanas.
O comissário de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, afirmou nesta segunda-feira que o bloco europeu propôs aos Estados Unidos um acordo de “tarifas zero por zero” para carros e outros produtos industriais, em uma tentativa de aliviar as tensões comerciais entre as duas potências.
A sinalização europeia, no entanto, encontrou resistência em Washington. Pouco antes da declaração de Sefcovic, o principal conselheiro comercial do presidente Donald Trump, Peter Navarro, criticou publicamente o bilionário Elon Musk, que tem defendido um regime de tarifas zero entre EUA e Europa. Navarro classificou Musk como um “montador de automóveis” que depende de peças importadas, sugerindo que seus interesses não representam o da indústria americana como um todo.
A União Europeia enfrenta tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e carros, além de tarifas mais amplas de 20% a partir de quarta-feira para quase todos os outros produtos.